
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta amarelo para baixa umidade em quase todo o território piauiense, com exceção do litoral. De acordo com o órgão, a umidade relativa do ar tem variado entre 20% e 30%, faixa que representa perigo potencial para a saúde de pessoas e animais.
Mapa divulgado pelo Inmet | Fonte: captura de tela
Segundo o dermatologista Yuri Nogueira Chaves, o período de B-R-O-Bró, marcado por altas temperaturas, baixa umidade e forte incidência solar, exige atenção redobrada. Ele reforça que a hidratação é essencial para o bem-estar geral do corpo e para a saúde da pele, olhos e lábios.
Todo mundo deve hidratar bastante de dentro para fora, tomar no mínimo dois e meio a três litros de água por dia é essencial. Isso é fundamental não só para manter a hidratação e o funcionamento normal do corpo, mas também para a hidratação da pele, dos olhos e dos lábios.
Médico Yuri Nogueira | Fonte: reprodução/instagram
O especialista ressalta ainda que a alimentação influencia no enfrentamento ao calor. “O recomendável é o consumo de alimentos leves, carnes grelhadas, frutas e legumes, ao invés de produtos industrializados ou ricos em gordura”, orienta.
Pele, olhos e lábios merecem atenção especial
Entre as partes mais afetadas pelo clima seco estão os olhos e os lábios, que podem apresentar ressecamento e ardência. Para amenizar o desconforto, o médico recomenda cuidados específicos, como o uso de cremes hidratantes próprios para a região ocular, além de soro fisiológico e colírios específicos.
“Os cremes comuns podem irritar os olhos, e o ideal que sejam usados duas vezes por dia. Antes de dormir e ao acordar pode lavar o rosto”, explica Yuri Nogueira.
Nos lábios, o dermatologista recomenda utilizar hidratante com fator de proteção solar e evitar umedecê-los com saliva, um hábito comum que agrava o problema do ressecamento.
Se possível um hidratante labial que já venha com fator de proteção solar com FPS e evitar o máximo possível molhar o lábio com a saliva, ela pode inclusive agravar a médio e longo prazo o ressecamento dos lábios e evitar sempre puxar aquela pelinha que fica soltando do lábio, nunca fazer aquilo, que pode predispor a infecções e piorar também o quadro de inflamação do lábio.
Cuidados com a pele no banho
Além da hidratação contínua, o dermatologista orienta que os banhos sejam rápidos, com água em temperatura amena, e o uso de sabonetes suaves, com glicerina, neutros e de bebês. “Usar um bom hidratante após o banho ainda com a pele úmida, esse é um momento onde a pele tem maior aproveitamento e absorção do hidratante na pele. Além disso, o uso do protetor solar é muito importante”, explica.
O médico ressalta que o protetor solar não atua apenas na prevenção de doenças, mas também na proteção contra os efeitos do ressecamento causado pelo excesso de sol.
“O protetor solar pode evitar câncer de pele, manchas na pele, o envelhecimento precoce da pele, mas também como forma de manter uma hidratação adequada da pele, uma vez que o sol em excesso também faz com que haja um ressecamento da pele”, finaliza.