Saúde

SAÚDE PÚBLICA

Hospital de Piripiri reduz fila de cirurgias eletivas em 65% e tempo de espera diminui

Com cirurgias realizadas todos os dias da semana, Hospital Regional Chagas Rodrigues registra queda expressiva na lista de pacientes

Da redação

Quinta - 14/08/2025 às 15:19



Foto: Instituto Saúde e Cidadania (ISAC) Aumento no número de procedimentos cirúrgicos no HRCR diminui tempo de espera
Aumento no número de procedimentos cirúrgicos no HRCR diminui tempo de espera

O Hospital Regional Chagas Rodrigues (HRCR), em Piripiri, reduziu em 65% a fila de espera por cirurgias eletivas entre maio e agosto deste ano. O número de pacientes no sistema Regula Piauí caiu de 380 para 130, e o tempo médio de espera, que chegava a 180 dias, agora é de apenas 28 dias. A conquista foi possível graças a investimentos como a ampliação da escala de cirurgia pediátrica e a implantação de uma escala fixa de anestesistas, permitindo a realização de procedimentos todos os dias, de domingo a domingo.

Segundo Charlane Sousa, coordenadora do Ambulatório de Especialistas e Cirurgias Eletivas do HRCR, a estratégia foi fundamental para acelerar o atendimento.

“Essas conquistas só foram possíveis graças a investimentos importantes para a melhoria dos serviços, como a ampliação da escala de cirurgia pediátrica e a implementação de uma escala fixa de anestesista para os procedimentos eletivos. Isso permitiu que as cirurgias passassem a ser realizadas de domingo a domingo”, destacou.

O HRCR, sob gestão do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC) e com apoio da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), tem reforçado o compromisso de ampliar o acesso a serviços de saúde com qualidade e humanização.

A diretora técnica do hospital, Dra. Nathália Portela, reforçou que o resultado é fruto de um trabalho integrado. “Esse resultado é fruto de um trabalho contínuo e colaborativo entre o ISAC e a Sesapi, que fortalece o nosso compromisso com uma saúde pública mais eficiente e resolutiva. Estamos valorizando nossos profissionais e garantindo mais acesso e qualidade para a população”, afirmou.

A expectativa da direção é manter o ritmo de atendimentos para que a fila por cirurgias eletivas continue diminuindo. 

Fonte: Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: