Saúde

VACINAÇÃO

Governo estima vacinar 30 milhões de estudantes

Ministros lançaram campanha nacional de vacinação nas escolas

Da Redação

Sábado - 12/04/2025 às 08:00



Foto: CHROMORANGE / Matthias Stolt/Direitos reservados Vacinação
Vacinação

O governo federal vai começar uma nova campanha de vacinação em mais de 5.500 cidades do Brasil. O objetivo é aumentar o número de crianças e adolescentes vacinados, com idade até 15 anos. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (11) pelos ministros da Educação, Camilo Santana, e da Saúde, Alexandre Padilha, em um pronunciamento transmitido em rede nacional de rádio e TV.

Segundo o ministro Padilha, a campanha será feita em parceria com escolas públicas e começa na segunda-feira, dia 14, indo até o dia 25 deste mês. A ação se chama Saúde na Escola.

“Estamos trabalhando para que o Brasil volte a ser referência em vacinação. Para isso, vamos contar com a ajuda dos estados, das cidades e das escolas públicas”, afirmou Padilha.

O ministro Camilo Santana explicou que a meta é vacinar quase 30 milhões de estudantes em mais de 110 mil escolas públicas.

“Nós queremos garantir que todas as escolas recebam as vacinas e cuidem da saúde dos alunos. Vamos trabalhar juntos com estados e prefeituras para isso”, disse.

As vacinas oferecidas para crianças menores de 5 anos incluem:

  • Febre amarela
  • Tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola)
  • Tríplice bacteriana (contra difteria, tétano e coqueluche)

Para crianças e jovens de 5 a 14 anos, além dessas, também serão aplicadas vacinas contra:

  • Meningite
  • HPV

Uma novidade anunciada é a Caderneta de Vacinação Digital, que pode ser baixada no celular. Com ela, os pais poderão acompanhar as vacinas, saber quando uma nova dose for necessária e ter acesso a outras informações de saúde dos filhos.

As vacinas serão aplicadas por profissionais do SUS (Sistema Único de Saúde), nas próprias escolas ou nas Unidades Básicas de Saúde, sempre com a autorização dos pais.

Fonte: Agência Brasil

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

Mais conteúdo sobre:

Campanha vacinação SUS
<