
Durante o processo de envelhecimento, ocorrem alterações na estrutura das fibras colágenas, fibras elásticas, além da influência de fatores externos, dos hábitos de vida e fatores genéticos. A perda do colágeno e da gordura subcutânea resulta em flacidez, com progressivo comprometimento do volume facial.
Existem alguns tratamentos com a finalidade de estimular maior produção de colágeno, melhorando, assim, a flacidez cutânea. Um deles vem sido bastante procurado nos consultórios dermatológicos: o ácido polilático.

Na sua forma injetável ou em fios, o ácido polilático é uma substância biocompatível e biodegradável , que , ao ser aplicada na derme profunda, estimula a produção de colágeno novo, tendo como resultado melhora da flacidez .
Segundo a dermatologista. Kamilla Santos o ácido polilático pode ser aplicado em diferentes áreas do corpo e já é bem conhecida a sua aplicação para o rejuvenescimento e flacidez da face e pescoço (realce das maçãs do rosto e do ângulo da mandíbula). “Outras indicações importantes do uso do ácido polilático são a flacidez corporal e celulite dos glúteos (bumbum), abdômen (após emagrecimento, lipoaspiração ou gravidez), coxas, braços, acima dos joelhos e preenchimento do dorso das mãos” explicou.
Na face, o lifting facial com fio de ácido polilático oferece aos pacientes um rosto redefinido, recuperação do volume e redução das rugas através de um tratamento de 30 minutos. O procedimento é realizado na clínica com anestesia local para obtenção de um resultado que dura cerca de 18 meses
Com 50 anos, a contadora Rosa Morais procurou saber sobre o procedimento para dar um “up” no contorno facial. “ O bigode chinês me incomoda um pouco. Sou muito vaidosa em relação a pele, e desde os 25 anos uso produtos com ácido para clarear manchas, com o avanço da idade a pele vai perdendo um pouco aquele viço, estou a procura de um procedimento para diminuir a flacidez e o fio de ácido polilático foi o mais indicado para mim”, contou.
Segundo Kamilla, o fio de ácido polilático possibilita duas ações conjuntas: Efeito lifting logo após a aplicação dos fios, proporcionando resultados imediatos e efeito regenerativo, ao estimular a produção natural de colágeno nos meses que seguem a aplicação, proporcionando resultados progressivos e naturais.
“O tratamento está indicado para pacientes que começaram um processo de flacidez de pele e desejam redefinir o contorno facial, e não para quem apresenta grandes sobras de pele na face, já que neste último caso a indicação é de um lifting cirúrgico. Portanto, é um procedimento indicado para homens e mulheres que estejam tentando combater de forma eficaz os sinais do envelhecimento, que não queiram tratamentos severos ou invasivos, mas que estejam buscando resultados autênticos e naturais através de um lifting facial não-cirúrgico”.
No procedimento duas agulhas posicionam o fio e sustentam o rosto. “São realizados três orifícios pequenos na pele para entrada e saída dos fios, o que não deixa cicatrizes aparentes. Os fios são colocados em pontos chaves para tracionar a pele, com consequente melhora do contorno facial, e não saem do lugar graças a presença de pequenos cones ao longo do fio.Além disso, a presença do ácido polilático estimula a formação de colágeno no local, melhorando a flacidez. O resultado pode durar até 2 anos com manutenção adequada”, explicou a dermatologista.
Após o procedimento, Kamilla diz que no primeiro mês, os cuidados são evitar movimentos fortes ou bruscos na região aplicada, evitar movimentação excessiva dos músculos faciais, e evitar massagens vigorosas. “Após este período, começa o estímulo à produção de colágeno novo, e o paciente fica liberado para suas atividades habituais. O número de fios a serem aplicados depende da região a ser tratada , e da necessidade individual de cada paciente.”, finalizou.
Áreas onde os fios podem ser aplicados
Contorno facial: O contorno facial é redefinido.
Mandíbula: Melhora da “linha da marionete “ , do aspecto de “ boca caída “. O contorno facial recupera sua forma definida
Bochechas e maçãs do rosto: As bochechas e maçãs do rosto adquirem uma aparência mais cheia, e os sulcos nasogenianos são atenuados
Sobrancelhas: Elevar a cauda da sobrancelha, deixar a sobrancelha arqueada
“Papada”: efeito lifting, levando à firmeza e correção da “papada flácida”
Pescoço: A pele do pescoço recupera sua firmeza e tem aparência mais lisa;
Umbigo: Melhora a sobra de pele sobre o umbigo, melhorando o aspecto de “umbigo triste”
Fonte: Da Redação