Saúde

Estudo aponta que luz do sol alivia sofrimento emocional

Nas épocas do ano em que a incidência de sol é maior, como primavera e verão, a população apresenta melhor saúde mental

Segunda - 14/11/2016 às 15:11



Foto: Francisco Gilásio Sol
Sol

Parece que existe uma explicação científica para o verão ser a estação do ano preferida de muita gente. Um estudo publicado no periódico científico Journal of Affective Disorders e realizado por cientistas da Universidade Brigham Young aponta que a luz do sol tem um enorme impacto na saúde mental e bem-estar geral, de acordo com o HuffPost Brasil.

Ainda segundo o estudo, nas épocas do ano em que a incidência de sol é maior, como primavera e verão, a população apresenta melhor saúde mental; já nos meses de menor claridade, os problemas aumentam. O efeito da luz solar atinge todo mundo, não somente os portadores de transtorno afetivo sazonal (TAS).

A pesquisa levou em conta variáveis metereológicas como: frio causado por vento, chuva, irradiação solar, velocidade dos ventos, temperatura, entre outros. Os três cientistas responsáveis pela pesquisa, Mark Beecher, professor clínico e psicólogo da BYU Counselling and Psychological Services, Lawrence Rees, professor de física, e Dennis Egget, professor de estatística da BYU, concluíram que “os aumentos sazonais no tempo de luz solar diária são associados a sofrimento mental menor”.

A pesquisa aponta ainda que a questão principal está na quantidade de raios solares que chegam à Terra. Por isso, mesmo em dias chuvosos, o impacto no bem-estar é positivo. "A única coisa realmente significativa foi a quantidade de tempo passado entre o nascer do sol e o pôr do sol", afirma Beecher.

Fonte: Noticias ao Minuto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: