Saúde

COVID

Decreto retira obrigatoriedade do uso de máscaras no Piauí

A máscara é obrigatória, em qualquer espaço, para idosos, gestantes e imunossuprimidos.

Da redação

Quinta - 25/08/2022 às 09:12



Foto: Reprodução/WikimediaCommon Máscara de proteção contra a Covid
Máscara de proteção contra a Covid

A governadora Regina Sousa assinou, nesta quarta-feira (24), o decreto n. 21.495, tornando facultativo o uso de máscara de proteção em espaços abertos, semiabertos e fechados em todo o estado do Piauí. O decreto nº 21.495, de 24 de agosto de 2022, já foi publicado no Diário Oficial e já está valendo.

De acordo com o decreto, permanece obrigatório o uso de máscaras em unidades hospitalares, consultórios, estabelecimentos assistenciais de atendimento à saúde, públicos ou privados, ambulatorial ou internação, tanto para funcionários, pacientes e usuários, acompanhantes e visitantes.

Também fica mantido o uso obrigatório de máscara de proteção nos transportes coletivos, públicos ou privados, rodoviário ou ferroviário, tanto para funcionários das empresas quanto para os passageiros, assim como táxis e transportes por aplicativos.

A máscara é obrigatória, em qualquer espaço, para idosos, gestantes e imunossuprimidos.

Recomendação do COE/PI

Segundo o decreto, a decisão de flexibilizar o uso da máscara foi tomada após reunião do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE/PI) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em 22 de agosto de 2022, que reavaliou a necessidade do uso obrigatório de máscaras ou flexibilização de seu uso nos diversos espaços.

O decreto também observou o índice de monitoramento da pandemia da UFPI (icovidUFPI), que mostraram que a taxa de positividade para Covid-19 por RT-PCR, exame realizado pelo Lacen-PI, reduziu para 7,89% na 33ª semana epidemiológica, embora ainda permaneça acima dos 5%, o valor indica para uma situação de controle da pandemia, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.

O decreto também levou em consideração a Portaria nº 913, de 22 de abril 2022, do Ministério da Saúde, que declarou encerrada a Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) em decorrência da infecção humana pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2).

Veja também:

Equipe do HGV realiza procedimento raro com ajuda de tecnologia avançada

HGV usa pulseiras de identificação para acompanhantes para melhorar segurança

COE recomenda fim do uso de máscaras em ambientes fechados no Piauí

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: