
O Projeto de Lei que autoriza a utilização e distribuição de medicamentos que contém cannabis medicinal e tetrahidrocanabinol na fórmula, na rede pública de Teresina, foi aprovado na Câmara Municipal da capital (CMT).
Agora, a Lei deve ser sancionada pelo prefeito Dr. Pessoa que já sinalizou decisão favorável ao PL. Após a sanção, as Unidades de Saúde podem fornecer os medicamentos a quem apresentar laudo com indicação para o tratamento.
A vereadora Elzuila Calisto destacou que Teresina está acompanhando os novos tempos na promoção de políticas públicas inovadoras e afirmou que os teresinenses terão acesso a mais qualidade de vida.
"Teresina está acompanhando os novos tempos na promoção de políticas públicas inovadoras. A pesquisa com canabidiol está avançando no mundo inteiro e o medicamento já se mostrou bastante eficaz no tratamento de dores crônicas e doenças neurológicas. Os teresinenses vão ter acesso a mais qualidade de vida”, comemora a vereadora.
No Brasil, a cannabis medicinal já foi autorizada em estados como São Paulo e Distrito Federal, seguindo exemplo de países como Canadá, Estados Unidos, Argentina, Chile, Colômbia e Equador. Nesses lugares pessoas com câncer, Alzheimer, Parkinson, epilepsia e outros transtornos possuem o medicamento como opção de tratamento.