ITAUEIRA

Vice toma posse após prefeito de Itaueira ser afastado por corrupção

Patrice Teixeira Leitão é o novo prefeito de Itaueira


Patrice Teixeira Leitão

Patrice Teixeira Leitão Foto: Arquivo pessoal

O vice-prefeito de Itaueira, Patrice Teixeira Leitão, tomou posse como prefeito da cidade no final da tarde desta terça-feira (22) após a Justiça determinar o afastamento do prefeito Quirino Avelino (PTB). Além de ser afastado do cargo, o Tribunal de Justiça do Piauí também decretou a prisão de Quirino Avelino e mais três pessoas investigadas na Operação Perpetuatio, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público Estadual.

A cerimônia de posse ocorreu na Câmara Municipal de Itaueira, em sessão extraordinária às 17h. Agora, Patrice Teixeira Leitão (PTB) passou a ser candidato a reeleição a prefeito do município na base de Quirino Avelino.

Quirino Avelino, prefeito afastado do cargo

Denúncia

O Gaeco ofereceu uma denúncia criminal por organização criminosa liderada pelo prefeito e outros envolvidos pelos crimes de desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro e entre outros.  Foram denunciados Quirino de Alencar Avelino, Edivá de Sousa Cavalcante, Gaston de Sousa Cavalcante, Maria de França Avelino (esposa do prefeito), Genival Joaquim de Moura, Eliene Helena dos Santos Moura, Roberto Lima de Farias, Jeremias Pereira da Silva, Francisco Vieira da Silva e Raimundo Fagner Siqueira Bueno.

Os valores desviados já contabilizados foram de R$ 1.724.613,38 (um milhão, setecentos e vinte e quatro mil, seiscentos e treze reais e trinta e oito centavos), sendo que ainda estão sendo auditados outros contratos, para totalizar o valor desviado pela organização criminosa.

Foragidos

Na segunda fase da Operação Pepetuatio deflagrada nessa terça-feira (22), equipes do Gaeco, da Polícia Militar e Polícia Civil tentaram dar cumprimento a mandados de prisão contra o prefeito de Itaueira, Quirino de Alencar Avelino (PTB), o secretário de Obras do Município de Itaueira, Gaston de Sousa Cavalcante os empresários Jeremias Pereira da Silva e Edivar de Sousa Cavalcante. No entanto, somente o empresário Jeremias Pereira foi preso e os demais estão foragidos.

O prefeito afastado se pronunciou por meio de nota e disse que o mandado de prisão preventiva contra ele “tem viés político e perseguidor, feita arbitrária e autoritária, sem oportunizar o direito legal de defesa ou esclarecimentos, em pleno período eleitoral”.

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: