Política

ARTICULAÇÃO

Sílvio Mendes fala de desafios políticos e defende consensos por Teresina

Segundo o prefeito eleito, a conjuntura política da cidade exige articulações cuidadosas

Dhara

17 de dezembro de 2024 às 16:00


Prefeito eleito Silvio Mendes em entrevista no Portal Piauí Hoje
Prefeito eleito Silvio Mendes em entrevista no Portal Piauí Hoje

Falando de política no podcast do Portal Piauí Hoje, o prefeito eleito de Teresina, Sílvio Mendes, destacou os desafios na construção de uma base sólida na Câmara Municipal, onde a oposição possui uma presença expressiva. Ele reconheceu que a conjuntura política da cidade exige articulações cuidadosas.

Sílvio enfatizou que "a construção de consensos será fundamental" para o avanço de projetos estratégicos e defendeu o diálogo aberto com vereadores de todas as legendas, incluindo os do PT, que possuem a maior bancada. Ele revelou já ter iniciado conversas com lideranças, como o vereador Zé Filho, que descreveu como "meu amigo pessoal, pescador como eu".

Quando questionado sobre uma possível aliança entre o Progressistas (PP) e o governo estadual, liderado pelo PT, Mendes demonstrou cautela. Ele apontou que "na política, alianças são movidas por circunstâncias", mas que essas articulações dependem da confiança entre os envolvidos. "Política é a arte da decência", disse, reforçando que acordos devem ser feitos com ética. 

Apesar de elogiar Ciro Nogueira como um político "bom de palavra" e "cumpridor de acordos", Mendes destacou que qualquer aproximação dependerá de interesses mútuos.

Ao avaliar o governo federal, Mendes expressou preocupação com o modelo de gestão política no Brasil, especialmente sobre as emendas parlamentares impositivas, que, em sua visão, "perdem a capacidade de planejar o país". Ele também mencionou que o modelo presidencialista, na prática, tem características parlamentaristas, o que gera conflitos na governabilidade.

Sílvio também comentou sobre a última eleição em Teresina, que classificou como a "campanha mais agressiva" de que já participou. "Foi um negócio terrível, com tanto dinheiro despejado na cidade", relatou. Para ele, essa situação reforça a necessidade de mudanças no sistema político e na educação da população para combater práticas como a compra de votos. 

"A população tem que ter um poder aquisitivo que não dependa de vender o voto. Porque, por mais que você esclareça, quando o cara está passando fome, é difícil competir com isso", afirmou.

Confira a entrevista na íntegra: