
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) emitiu uma nota na quinta-feira (7), sobre supostas denúncias que estavam sendo feitas em relação ao Parque Zoobotânico. Segundo a pasta, as notícias são fake news. A vereadora Thanandra Sarapatinhas (Patriotas) solicitou uma vistoria no local.
Segundo a vereadora Thanandra Sarapatinhas, ela teria recebido várias denúncias sobre a redução no fornecimento de alimentos para os animais que vivem no parque. Na quinta-feira (7), ela solicitou à Secretaria do Meio Ambiente uma vistoria no zoobotânico e um relatório com fotos de como os animais estão sendo cuidado.
Em nota, a Semar garantiu que as notícias que estavam sendo espalhadas eram fake news.
“A Semar informa ainda que o cuidado com os animais do Zoobotânico de Teresina é o mesmo nos 365 dias do ano mesmo com o espaço fechado para a visitação. A alimentação é servida diariamente, composta por frutas frescas, verduras e carnes. A dieta, elaborada por nutricionista, é específica para cada espécie e elaborada de acordo com a necessidade individual de cada animal”, informou a nota.
A secretaria também esclareceu que o parque inicialmente fechou por conta das medidas de prevenção contra Covid-19, posteriormente fechou para uma revitalização do espaço.
Confira a nota na íntegra:
A Secretária de Estado de Meio Ambiente, Sádia Castro, esclarece que administração do Parque Zoobotânico é acessível às demandas de qualquer profissional da imprensa e se coloca a disposição para a acompanhar a vereadora Thanandra Sarapatinhas em visita ao Parque Zoobotânico.
A Semar informa ainda que o cuidado com os animais do Zoobotânico de Teresina é o mesmo nos 365 dias do ano mesmo com o espaço fechado para a visitação.
A alimentação é servida diariamente, composta por frutas frescas, verduras e carnes. A dieta, elaborada por nutricionista, é específica para cada espécie e elaborada de acordo com a necessidade individual de cada animal.
A atenção com o bem-estar dos 500 animais que ali vivem também inclui a limpeza e desinfecção dos recintos. A água é renovada com frequência para suprir as necessidades do plantel.
A Semar informa, também, que o felino citado na coluna do portal AZ, viveu quase 25 anos no Zoobotânico de Teresina e morreu de velhice, como pôde ser constatado em laudo elaborado pelo departamento de veterinária da UFPI há 6 meses atrás.
Sobre as visitações, a Semar esclarece que o Parque Zoobotânico está fechado para visitação desde o dia 17/03/2020.
Inicialmente o fechamento atendeu ao Decreto n° 18.884 do Governo do Estado do Piauí que adota medidas de emergência em saúde pública para prevenção da proliferação da COVID-19 (coronavírus).
Posteriormente, o Parque se manteve fechado para o processo de revitalização da estrutura física e, segue até o momento, sem acesso ao público até que sejam concluídas as obras, com previsão para o mês de março de 2021.
A medida visa proteger a integridade física e sanitária de operários, funcionários e do público. A obra de revitalização inclui mudanças na infraestrutura do parque com melhorias na limpeza, na conservação de áreas verdes, nos sanitários e recintos; corte de grama; coleta e destinação do lixo; compra de equipamentos, máquinas e veículos; e pinturas das edificações e meios-fios.
A Semar frisa que durante todo esse período, os animais seguem assistidos pela equipe de veterinários e tratadores do parque, com alimentação e cuidados adequados.