Política

LEI

Sancionada lei que garante atendimento prioritário a fibromiálgicos em estabelecimentos no

A Lei 7.628/2021 é de autoria do deputado estadual Franzé Silva (PT)

Da redação

Quinta - 09/12/2021 às 08:59



Foto: Divulgação Franzé Silva
Franzé Silva

Já está em vigor a Lei Nº 7.628/2021, de autoria do deputado estadual Franzé Silva (PT) e que determina atendimento prioritário a pessoas com fibromialgia em estabelecimentos públicos e privados em todo o Estado do Piauí.

A fibromialgia é uma síndrome que se manifesta com dores no corpo, fadiga, sono não reparador, problemas de memória e concentração, ansiedade, formigamento, depressão, dores de cabeça, tontura e alterações intestinais.

Senador Marcelo Castro recebe prêmio de Melhor Parlamentar do Piauí em Brasília

Congresso promulga parte da PEC dos Precatórios e abre espaço para pagamento do Auxílio

Câmara tenta votar às pressas PL que abre caminho para ‘ditadura Bolsonaro’

"É uma doença que provoca problemas cognitivos, transformando uma simples tarefa de atenção ou concentração em algo muito difícil de ser realizado. As pessoas acometidas sofrem constantemente", explica Franzé Silva.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), a síndrome é bastante frequente. No Brasil, há cerca de 4 milhões de pacientes com fibromialgia, principalmente mulheres e costuma surgir entre os 30 e 55 anos, embora atinja também crianças e idosos.

No mundo, mais de 150 milhões de pessoas sofrem com o mal, entre 75% e 90% mulheres. O diagnóstico, de acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, é totalmente clínico e feito através dos sintomas e sinais.

Conscientização é fundamental

Elizabeth Lustosa Bittencourt de Albuquerque é formadora do grupo de voluntários Fibromialgia Nordeste do Brasil, criado em 2018 e que tem como finalidade principal conscientizar a sociedade sobre a fibromialgia e buscar iniciativas legislativas para proteger pessoas acometidas pela síndrome.

"Temos um trabalho, inclusive com projetos de lei, pedindo, por exemplo, preferência de atendimento a fibromiálgicos em filas, estacionamentos, a instituição do Dia da Fibromialgia no âmbito nacional e estadual, dentro do trabalho de conscientização, entre outras medidas necessárias", explica Elizabeth.

Elizabeth Lustosa ressalta, ainda, que "é necessário que mais parlamentares estaduais e federais e outras instituições pelo país acolham a nossa luta. Recebemos a sanção da Lei do deputado Franzé Silva com imensa alegria e conforto, dada sua importância para melhorar a vida dessas pessoas".

Fonte: Ascom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: