
O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), está promovendo ajustes em seu secretariado, com o objetivo de fortalecer as pastas estratégicas e preparar o terreno para a campanha eleitoral de 2026. As mudanças, embora pontuais, refletem uma estratégia de governo que busca manter a equipe alinhada e vibrante, afastando qualquer sensação de "fim de governo".
Nesta sexta-feira (28.02), pela manhã, houve uma reunião interna na Coordenadoria de Comunicação do Estado, preparando o terreno para a chegada do novo titular da pasta, Marcelo Nolleto. A ideia na Comunicação é fortalecer as redes sociais, uma ferramenta que tem sido crucial para levar as mensagens do governo aos piauienses. A proposta é transformar a Coordenadoria de Comunicação Social novamente em Secretaria de Comunicação.
Mudanças pontuais
Fonte do portal Piauí Hoje na Assembleia Legislativa -Alepi, confirma que o governador teria finalizado sua mini reforma após dialogar com vários partidos, avaliar as metas cumpridas e definir prioridades para 2025 e 2026.
Nos bastidores, é dada como certa a indicação de Felipe Araújo, da Agência de Fomento e Desenvolvimento do Piauí (Badespi), para comandar a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). Com a saída de Felipe, Marcelo Janoti, diretor da Badespi, assumirá a pasta.
Daniel Oliveira, que está na Semarh, foi convidado para assumir a Secretaria Estadual de Turismo e aceitou o desafio. Já a Secretaria Estadual de Cultura, comandada por Ingrid Pereira, terá novo gestor: Rodrigo Amorim, do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. A indicação do cargo na Secult permanece com o deputado estadual Fábio Novo (PT). Também é esperado o retorno ao governo de um representante da chamada "Velha Guarda do PT no Piauí", atualmente representa apenas pela secretaria da SASC, Regina Sousa.
Redes Sociais
O que se sabe é que o governador Rafael Fonteles tem reafirmado que as mudanças são pontuais, visando incrementar as pastas estratégicas e contemplar os aliados após as eleições municipais, em que o PT registrou derrotas nos maiores colégios eleitorais do estado.
De acordo com interlocutores do governo, há a proposta de fortalecer as redes sociais como uma forma de manter a comunicação direta com a população e garantir a transparência das ações do governo. As redes sociais tem sido os principais canais de comunicação dos gestores com a população.
Rafael Fonteles deverá anunciar as mudanças através do seu Twitter. Ele está em viagem a Salvador, onde cumpre agenda do Consórcio Nordeste, e deve ficar na Bahia até domingo. Na segunda-feira (03.03), deve voltar ao estado para prestigiar algumas festas de carnaval na capital e no interior.