
Em entrevista aos portais Piauí Hoje e Pensar Piauí, o governador Rafael Fonteles anunciou a inauguração, ainda em abril, de mais uma etapa do Porto de Luís Correia, no litoral do Piauí — uma obra aguardada há mais de 100 anos. O projeto, inicialmente idealizado pela Marinha do Brasil em 1910, estava semiconcluído há mais de cinco décadas, mas agora avança para se tornar operacional, com capacidade para importação e exportação de mercadorias.
Fonteles destacou como avanços recentes na obra a ampliação da profundidade: de 7 a 9 metros (variável conforme a maré), com planejamento para chegar a 11 metros e, posteriormente, 14 metros. Destacou também a obra da estrutura administrativa. "A companhia estatal já está em funcionamento, dinamizando processos", explicou o governador, acrescentando que o primeiro cais de atracação, com 150m x 30m está quase pronto para inauguração em abril.
O governador admitiu um atraso de quatro meses na conclusão do terminal pesqueiro (previsto para dezembro/2024), mas reforçou que o ritmo atual é o mais acelerado da história do Porto nos últimos anos.
Próximas etapas e investimentos
O Porto de Luís Correia já tem áreas destinadas a:
1. Terminal pesqueiro: processamento e agregação de valor ao pescado;
2. Terminal de contêineres: empresa de São Paulo adquiriu os direitos;
3. Derivados de petróleo: importação de gasolina e diesel, reduzindo dependência do trem vindo de São Luís;
4. Terminal de grãos e outros segmentos, com empresas nacionais e internacionais interessadas.
Fonteles enfatizou que o projeto é de longo prazo, comparando a transformação do Piauí a experiências internacionais: "Em 20 anos, saímos da miséria para uma vida mais digna. Agora, queremos prosperidade rápida", diz o governador citando seu livro "Diretrizes para o Desenvolvimento de Longo Prazo no Estado do Piauí".
Entrevista
Acesse o link abaixo e assista a entrevista completa do governador Rafael Fonteles no canal do portal Piauí Hoje no Youtube.