O Piauí foi um dos quatro estados que registraram a maior alta no Produto Interno Bruto (PIB) em 2022, com uma elevação de 6,2%. Os outros estados que mais cresceram foram Roraima (11,3%), Mato Grosso (10,4%), e Tocantins (6,0%).
As informações são do Sistema de Contas Regionais 2022, elaborado pelo IBGE em parceria com os Órgãos Estaduais de Estatística, Secretarias Estaduais de Governo e Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), divulgado no dia 14 de novembro.
Em 2022, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil atingiu 10,1 trilhões com crescimento em volume de 3,0% na comparação com 2021. Entre as 27 unidades da federação, 24 tiveram alta no PIB, sendo Rio Grande do Sul (-2,6%), Espírito Santo (-1,7%) e Pará (-0,7%) as únicas exceções.
O deputado federal Merlong Solano (PT-PI), em entrevista exclusiva ao Piauí Hoje, destacou que, no agregado de 2002 a 2022, o Piauí também foi um dos estados de maior destaque no crescimento da participação no PIB do Brasil.
"São resultados do trabalho liderado por Wellington Dias e sua equipe, da qual fiz parte em suas quatro gestões", disse Merlong.
Segundo o petista, os números do Partido dos Trabalhadores no Piauí alcançados na última eleição municipal revelam uma aceitação da população dos governos petistas. "Na prática, os governos do PT estão fazendo bem ao Piauí, e isso repercute no aumento de prefeituras do PT", afirma.
Merlong Solano também comentou a tentativa de golpe planejada pela extrema-direita em 2022. Assista a entrevista completa: