
Nesse domingo (21), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou, por meio das redes sociais, os atos contra o PL (Projeto de Lei) da anistia e a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Blindagem. As manifestações que lotaram ruas do país foram organizadas por movimentos de esquerda e realizadas em 45 locais pelos 26 estados e no Distrito Federal, tendo como um dos lemas: "Congresso inimigo do povo".
Lula compartilhou em seu post imagens das manifestações, e disse: “Estou do lado do povo brasileiro. As manifestações de hoje demonstram que a população não quer a impunidade, nem a anistia. O Congresso Nacional deve se concentrar em medidas que tragam benefícios para o povo brasileiro”, afirmando que as pautas beneficiam apenas os parlamentares.
PEC da Blindagem
No dia 16 de setembro, a Câmara dos Deputados aprovou a PECnº 3 de 2021, chamada “PEC da Blindagem”, mas popularizada como "PEC da Bandidagem", para permitir que deputados e senadores só sejam presos em flagrante por crimes inafiançáveis previstos na Constituição, como racismo e terrorismo, algo visto como impunidade. O projeto ainda precisaria ser aprovado pelo Senado para entrar em vigor.
Grande visibilidade em manifestações da Esquerda e presença de artistas:
Em São Paulo, manifestantes estenderam uma grande bandeira do Brasil na Av. Paulista, em frente ao prédio do MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand), mesmo local onde no 7 de Setembro, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro estenderam uma bandeira dos Estados Unidos. Segundo O Globo, as manifestações chegaram a concentrar 42 mil pessoas em Paulista e 41 mil na Praia de Copacabana.
Os atos reuniram renomados artistas da MPB e também do pop atual por todo o país. Artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Paulinho da Viola, Djavan, Lenine, Chico César, Maria Gadú, Simone, Marina Sena, Silva, Os Garotin, Júlia Rocha, Renegado, Rafa Ventura, Daniela Mercury, Wagner Moura, Paula Lavigne, Jorge Vercillo, entre inúmeros outros. A canção "Brasil", tema da novela Vale Tudo da Tv Globo e originalmente cantada por Gal Costa, foi aclamada pela multidão na voz de Marina Sena. E em um dos momentos mais aguardados e marcantes da tarde, Chico e Gil cantaram o hino contra a ditadura “Cálice”, emendada com “Samba do grande amor”, na voz de Chico e Djavan.
Fonte: Poder 360
Mais conteúdo sobre:
#Luiz Inácio Lula da Silva #PL (Projeto de Lei) da Anistia #PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Blindagem #ONU (Organização das Nações Unidas) #MASP #Jair Bolsonaro