Política

DENÚNCIA

Presidente usa Covid-19 para suspender sessões na Câmara e evitar afastamento de vereador

Pedido de afastamento é contra vereador de Presidente Médici, no Maranhão, mas que possui estabelecimento em Teresina

Da Redação

Domingo - 26/04/2020 às 08:48



Foto: Montagem Piauihoje.com Vereadores Domingos da Pensão, Francisco Assis e João Frazão, de Presidente Médici (MA)
Vereadores Domingos da Pensão, Francisco Assis e João Frazão, de Presidente Médici (MA)

Um caso curioso aconteceu no município maranhense de Presidente Médici, a 254 quilômetros de São Luís, capital do Maranhão. De acordo com o vereador do PROS, Assis, o presidente João Barbosa Frazão usou a pandemia do Coronavírus para suspender as atividades da Casa Legislativa e assim evitar o afastamento do vereador Domingos da Pensão.

No último 13 de abril, Assis protocolou requerimento pedindo o afastamento por tempo indeterminado de Domingos das atividades parlamentares enquanto durar a pandemia. Segundo Assis, Domingos é proprietário de uma pensão em Teresina, com isso ele se desloca “de uma zona de risco de um estado para o outro, então para evitar que venha acontecer um possível contágio do vírus em nosso município, requeiro a mesa diretora desse poder legislativo o afastamento do vereador”, diz trecho do documento protocolado na Câmara.

Pedido de afastamento

Acontece que no último dia 17 de Abril, exatamente um mês após ter início o isolamento social em todo o país, com, inclusive, suspensão das atividades presenciais das Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas de todo o Brasil, foi que João Barbosa decidiu suspender as sessões em Presidente Médici, curiosamente após o pedido de afastamento do vereador Domingos. Assis conta que desde o início da pandemia, aconteceram ainda quatro sessões na Casa Legislativa.

Decreto suspendendo atividades da Câmara Municipal

O município de Presidente Médici fica a 642 quilômetros de Teresina, no Piauí. Uma viagem de uma cidade a outra leva em média 10 horas de duração. Todo esse tempo obriga alguém que, mesmo viajando em carro particular, faça pelo menos duas paradas durante o trajeto.

“Pedimos o afastamento do vereador Domingos da pensão, que mora em Teresina e é vereador aqui em Presidente Médici, interior do Maranhão, porém ele passou um áudio para o presidente da Câmara, e pediu pra segurar o requerimento, ele está indo e vindo à nossa cidade, mesmo tendo contato com dezenas de pessoas doentes todos os dias”, afirma Assis.

O Piauihoje.com teve acesso a áudio enviado por Domingos ao vereador João. É possível ouvir Domingos dizer que não há perigo de ele estar frequentemente se locomovendo entre Teresina e Presidente Médici, pois, nas palavras do vereador, na capital piauiense o Coronavírus está controlado. Entretanto, o boletim mais recente da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), Teresina já registrou sete mortes e 223 casos confirmados de Covid-19. Domingos conta ainda que confia na amizade que mantém com o presidente da Câmara e por isso diz acreditar que o pedido de afastamento não terá encaminhamento.

WhatsApp Audio 2020-04-24 at 13.28.16 (1) (online-audio-converter.com).mp3

Bom dia, meu querido presidente, recebi aqui as informações que esse Assis tá querendo colocar um requerimento para me afastar das sessões até porque Presidente Médici está cheio de pessoas de outros lugares, de Santa Catarina, inclusive, o irmão do Assis está aí de São Luís. Aqui em Teresina a doença está controlado, aqui não tem nenhum tipo de surto. Eu trabalho na Saúde, eu sei me prevenir muito bem, não viajo de ônibus, vou e venho de carro próprio, uso meu álcool gel e uso as minhas máscaras e como sei que nós estamos juntos e misturados você não vai apresentar esse requerimento. Outra coisa, meu querido, caso alguém me afaste tem de ser o INSS e se o INSS me afastar vocês vão ter de convocar o suplente e como é que a Câmara vai pagar dois vereadores? Porque se eu for afastado pelo INSS, você vai ter de pagar o meu salário e o salário do meu suplente. Esse negócio desse Assis, a vida desse povo é querer me perseguir porque eles sabem que eu sou da lado da [prefeita] Ivone e eles sabem que eu incomodo, eles estão querendo me enfraquecer. Mas eu acredito na sua fidelidade e amizade e sei que isso não vai pra frente. Eles estão querendo fazer tempestade em copo d'água, um abraço e saiba que eu te amo", diz o vereador Domingos em áudio enviado ao presidente da Câmara.

O Piauihoje.com tentou contato na última sexta-feira (24) tanto com o presidente da Câmara, João Frazão, como com Domingos para colher os esclarecimentos das partes. O primeiro não respondeu as perguntas da redação. Já Domingos, no dia seguinte, desconversou, respondendo com um assunto totalmente diferente do abordado pela reportagem como mostra o print a seguir.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

Mais conteúdo sobre:

<