Política

Lula anuncia a criação de 100 novos Institutos Federais até 2026

Atualmente são 38 Institutos Federais, dois Cefets e escolas ligadas às universidade federais

Da Redação

Terça - 12/03/2024 às 11:59



Foto: Canal GOV Cerimônia de anúncio de 100 novas instituições federais
Cerimônia de anúncio de 100 novas instituições federais

O Presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou a criação de 100 novas instituições federais até 2026. O evento contou com a presença do vice-presidente, Geraldo Alckmin, e do ministro da Educação, Camilo Santana. A cerimônia aconteceu na manhã desta terça-feira (12), no Palácio do Planalto.

O presidente Lula já havia comentado a intenção de criar novas instituições em dezembro do ano passado, durante a abertura da 4ª Conferência Nacional de Juventude. "

Para que a gente possa suprir a ausência de vagas para a juventude aprender uma profissão, ter um emprego digno e um salário justo", afirmou na ocasião.

O presidente reforçou a promessa no mês passado quando lançou a pedra fundamental (nome que se dá ao primeiro bloco de pedra ou alvenaria acima de uma fundação de uma construção) do Campus Parque Olímpico na Cidade de Deus do IFRJ.

Em cerimônia, o presidente da república ainda destacou a importância dos institutos federais para a formação das mulheres e como elas ficam mais empoderadas com a formação, destacando ainda, que mulher tem que fazer o que ela quiser.

Com cursos gratuitos, os institutos federais oferecem educação básica e superior e são especializados no ensino profissional e tecnológico. As instituições fazem parte da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criada em 2008.E

Os institutos têm como obrigatoriedade legal garantir um mínimo de 50% das vagas para a oferta de cursos técnicos de nível médio, prioritariamente na forma integrada com o ensino médio.

São 38 institutos federais, dois Cefets (Centros Federais de Educação Tecnológica) e o Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, além de escolas técnicas ligadas a universidades federais.

Fonte: Canal GOV

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: