Política

INVESTIGAÇÃO

Polícia Federal abre inquérito para investigar incêndio em Brasília

Fogo começou em área próxima à residência oficial da Presidência

Da Redação

Segunda - 16/09/2024 às 10:37



Foto: Reprodução/Agência Brasil Incêndios em Brasília
Incêndios em Brasília

A Polícia Federal (PF) instaurou inquérito para investigar o incêndio que, desde domingo (15), atinge o Parque Nacional de Brasília, próximo à Granja do Torto, residência oficial da Presidência da República. Conhecido como Água Mineral, o parque nacional é uma unidade de conservação vinculada ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente.

O ICMBio confirmou, à Agência Brasil que o incêndio começou em região próxima à residência oficial Granja do Torto e que, desde ontem, mantém brigadistas no local, em apoio ao Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. O Distrito Federal enfrenta, pela terceira vez, a pior seca de sua história, com 146 dias sem chuvas completados nesta segunda-feira(16). Durante o episódio de domingo(15), dois militares do Corpo de Bombeiros se feriram e foram encaminhados ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran)

“Estamos atentos às queimadas ocorridas hoje (...). Graças a Deus, os ferimentos dos bombeiros foram leves. Cerca de 80 pessoas seguem no combate aos focos. Pedimos a colaboração de todos: evitem o descarte irregular de materiais, não queimem folhas secas e entulho, e ajudem na prevenção”, declarou o governador Ibaneis Rocha (MDB), em suas redes sociais.

O ministro do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino determinou, nesse domingo, a disponibilização de um orçamento de emergência climática para enfrentar os incêndios florestas que atingem diversas partes do país.

Na decisão, Dino determinou também o uso do Fundo para Aparelhamento e Operacionalização das Atividades-Fim da Polícia Federal (Funapol) para mobilizar recursos e permitir que o órgão trate como prioridade os inquéritos sobre queimadas e incêndios.

Fonte: Agência Brasil

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: