
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou, nessa quinta-feira (7), que o Piauí receberá 239 obras do Novo PAC Seleções, que vão contemplar 139 municípios. Mais de 2,6 milhões de piauienses serão beneficiados, o que corresponde a 82% da população do estado.
As obras irão abranger as áreas de saúde, educação, infraestrutura social e inclusiva. Deste total, 61 obras serão executadas no Piauí pelo Ministério da Saúde; 166 pelo Ministério da Educação; oito pelo Ministério da Cultura e quatro pelo Ministério dos Esportes. Cada ministério compreende um eixo específico, onde cultura e esportes estão alocados na chamada infraestrutura social.
Veja as obras que serão executadas no Piauí:
SAÚDE
- 13 novas Unidades Básicas de Saúde (UBS);
- duas maternidades,
- três policlínicas;
- três centros de parto normal;
- 17 novas ambulâncias;
- três novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs);
- um Centro Especializado em Reabilitação (Ceir);
- 15 unidades odontológicas móveis.
EDUCAÇÃO:
- 41 escolas em tempo integral;
- 63 transportes escolares;
- 62 creches e escolas de educação infantil.
INFRAESTRUTURA SOCIAL
- três centros culturais;
- quatro projetos de patrimônio histórico;
- quatro espaços esportivos comunitários.
Obras de patrimônio histórico
Com o Novo PAC Seleção, está incluso a requalificação da Fábrica de Manteiga e Queijo para a criação de um espaço cultural em Campinas do Piauí, além de um espaço de cultura em Floriano, restauração do Mercado Público de Oeiras e restauração da Estação Ferroviária de Parnaíba para a criação de um ponto de cultura.
Obras do eixo saúde
A partir do plano do Novo PAC Seleções, serão instaladas maternidades em Bom Jesus e Piripiri, além de Centro de Parto Normal em Campo Maior, Corrente e Valença. Teresina, Parnaíba e Picos vão receber uma unidade de CAPs e uma policlínica. Já o novo Ceir será instalado em Campo Maior.
Novo PAC Seleções destina R$ 23 bilhões aos municípios
Em todo o Brasil, 16 das 27 modalidades do Novo PAC Seleções foram anunciadas pelo presidente Lula, com um orçamento total de R$ 23 bilhões em investimentos. Os serviços serão operacionalizados pelos Ministérios da Saúde, Educação, Cultura e Esporte.
Fonte: Com informações do Governo do Piauí