Política

SUBSTITUIÇÃO

Lula vai discutir com União Brasil nome de Pedro Lucas para o Ministério das Comunicações

"O União Brasil tem o direito de me indicar um sucessor", disse o presidente

Da Redação com informações da Agência Brasil

Quinta - 10/04/2025 às 10:52



Foto: Reprodução/Redes sociais Lula sinaliza nomeação de Pedro Lucas para as Comunicações
Lula sinaliza nomeação de Pedro Lucas para as Comunicações

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (9) que vai discutir com o partido União Brasil a indicação do novo ministro das Comunicações, após o pedido de exoneração de Juscelino Filho. O nome mais cotado para assumir a pasta é o do deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil-MA), atual líder do partido na Câmara.

A declaração foi dada por Lula durante entrevista a jornalistas em Tegucigalpa, capital de Honduras, após a Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). “O União Brasil tem o direito de me indicar um sucessor para o Juscelino, que é do União Brasil. Eu já tenho o nome, eu conheço o Pedro Lucas. Vou voltar para o Brasil amanhã de manhã, vou conversar com o União Brasil e, se for o caso, eu já discuto a nomeação dele. Vou convocar o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, alguns dirigentes do União Brasil e vamos conversar”, disse o presidente.

A vaga está em aberto desde a terça-feira (8), quando Juscelino Filho pediu desligamento do cargo. Ele foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por suspeita de envolvimento em desvios de recursos públicos relacionados a emendas parlamentares, durante seu mandato como deputado federal.

Sobre a saída do ex-ministro, Lula afirmou que essa é uma prática adotada desde o seu primeiro governo. “Todas as pessoas têm o direito de se defender, provar sua inocência, mas, toda vez que um ministro é denunciado pelo procurador-geral, é uma política saudável que ele se afaste do governo para poder provar sua inocência e não comprometer o dia a dia do governo. O dia a dia do governo é de muito trabalho, muita coisa prática.

Pedro Lucas Fernandes é maranhense, tem 45 anos, é formado em Administração e atua na política desde 2013, quando foi eleito vereador de São Luís. Em 2017, assumiu a presidência da Agência Executiva Metropolitana (AGEM) e, no ano seguinte, foi eleito deputado federal, sendo reeleito em 2022. Em fevereiro deste ano, assumiu a liderança do União Brasil na Câmara.

Lula também reiterou que não há previsão de mudanças amplas na Esplanada dos Ministérios neste momento. “Qualquer mudança no governo é uma decisão unilateral do presidente da República, a não ser que um partido que tem um ministro queira tirar o ministro. Ele tem o direito de dizer que não quer mais o ministro, e eu tenho o direito, ou não, de indicar outro desse mesmo partido. As coisas vão ser feitas com muita tranquilidade, porque a gente está vivendo um bom momento na economia, bom momento na política, temos coisas importantes para ser votadas. O Brasil continua crescendo, as coisas vão indo bem, muitos investimentos.

O presidente deve desembarcar em Brasília ainda na madrugada desta quinta-feira (10), após retornar da agenda internacional.

Leia mais sobre o caso:

Denunciado pela PGR, Juscelino Filho deixa o Ministério das Comunicações

Exoneração de Juscelino Filho é publicada no Diário Oficial da União

Fonte: Agência Brasil

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<