Política

GOVERNO LULA

Novo superintende do INCRA no Piauí quer priorizar a reforma agrária

Ícaro Torres assumiu o cargo nesta segunda (10) e disse que pretende valorizar os povos originários

Roberto Araujo

Terça - 11/04/2023 às 12:19



Foto: Roberto Araujo Novo superintendente do INCRA no Piauí, Ícaro Torres
Novo superintendente do INCRA no Piauí, Ícaro Torres

O novo superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) no Piauí, Ícaro Torres, falou ao PiauíHoje sobre as ações prioritárias à frente do órgão. Ele foi nomeado no Diário Oficial da União do dia 03 de abril, e assumiu efetivamente as funções nesta segunda-feira (10), quando se apresentou no órgão.

Ícaro Torres citou que o INCRA teve sua política essencial deixada de lado pelos governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro, e que pretende retomar as ações de garantia para que os assentados possam ter melhores condições de vida.

“A gente vem de seis anos em que a política essencial do INCRA foi esquecida. [A gestão anterior] se dedicou unicamente a fazer titulação, que é uma política importante, mas que deixa de lado ainda muitas coisas essenciais para que os próprios assentados possam ter condições de moradia, de sobrevivência, que seria a criação de uma infraestrutura, estradas, casas, cisternas, poços, que possam de fato dar condições de moradia, políticas de crédito que possam ser aplicadas e eles possam produzir de fato nessas terras”, citou.

O novo superintendente do INCRA reiterou seu alinhamento ao governo do presidente Lula (PT), e disse que pretende seguir nessa diretiva, retomando a Reforma Agrária, e valorizando os povos originários, em especial, os povos quilombolas.

“A própria reforma agrária foi esquecida, uma vez que não foram obtidos novos lotes de terra para novos assentamentos, e isso certamente será um diretiva do governo Lula que a gente vai aplicar aqui no Piauí. Também a valorização dos povos originários, nós sabemos que não foi prioridade no último governo, e certamente os povos quilombolas serão priorizados na nossa gestão”, disse o novo superintendente.

QUEM É ÍCARO TORRES

Filho do ex-deputado federal Assis Carvalho, falecido em julho se 2020, Ícaro tem 32 anos e é formado em engenharia Mecatrônica pela Unicamp e mestre em engenharia pela CentraleSupélec, uma instituição de ensino com sede em Paris, na França.

A indicação de Icaro para o INCRA foi feita pelo deputado federal Francisco Costa, do PT, que era muito ligada a Assis Carvalho e à família dele.

O ex-deputado Assis Carvalho, falecido em 2020, e seu filho Ícaro Torres

Em nível nacional, o INCRA está sob o comando do engenheiro agrônomo Cesar Fernando Schiavon Aldrighi. Ele já estava no comando do Incra de forma interina e foi efetivado no cargo pelo governo no doa 23 de março. Aldrighi é formado pela Universidade Federal de Pelotas (RS) e tem especialização em cooperação para a agricultura pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, no Rio Grande Sul.

Pela lei, a função do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária é coordenar a política de reforma agrária, manter o cadastro nacional de imóveis rurais e administrar as terras públicas da União.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: