A 2ª Edição do Orçamento Participativo - OPA, 2024-2025 teve início na sexta-feira (7) e já havia recebido mais de 26 mil participações válidas até o meio-dia deste sábado (8). Esta fase, que consiste em uma votação popular para escolher quais propostas serão executadas no exercício de 2025 pelo Governo do Estado, mostra que há uma enorme mobilização das comunidades para votar as propostas que querem ver executadas.
Ao todo, 1.255 propostas foram inscritas na primeira fase do OPA 2024-2025. Após análise da Secretária de Estado do Planejamento (Seplan), 411 entidades com cadastros válidos tiveram 838 propostas consideradas aptas para votação popular. São 397 propostas em Teresina, 85 em Parnaíba, 105 em Picos, 178 em Piripiri e 73 em Floriano. A votação continua até às 23h59 do dia 17 de junho. Qualquer pessoa com 16 anos ou mais, com CPF válido, está apta a votar e escolher as obras que serão incluídas no orçamento estadual em 2025.
"Ano passado, no total, tivemos 52 mil votos. Agora, nem terminamos o segundo dia e já temos mais da metade disto", disse o secretário de Planejamento, Washington Bonfim, em conversa com o jornalista Luiz Brandão, do portal Piauí Hoje.Com.
Segundo o secretário, a realização das obras apontadas como prioridades pelas comunidades deu credibilidade ao programa. Cerca de 67,37% das obras aprovadas pela população no Orçamento Participativo 2023-2024 já foram concluídas ou estão em execução.
"Certamente, este é o grande diferencial, a população de Teresina e Parnaíba votou em agosto e já temos quase 70% das obras concluídas ou em execução. Além disso, o programa é bem simples e o fato da população votar diretamente, via digital, torna direta a relação", afirma Washington Bonfim.
Programa de destaque
De acordo com dados em poder do governador Rafael Fonteles, o programa de maior destaque na atual gestão é o devolução de telefones celulares roubados e apreendidos pela Polícia. Esse programa é desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública e tem levado as ações do secretário Chico Lucas aí noticiários nacional das grandes redes de notícias como exemplo positivo de gestão na área da Segurança.
O OPA é outro programa de destaque na atual gestão estadual. O Programa foi pensado e implantado no segundo semestre do primeiro ano do Governo Rafael Fonteles pelo secretário Washington Bonfim e sua equipe.
Outro programa é o PAA - Programa de Aquisição de Alimentos, desenvolvido pela Secretaria da Agricultura Familiar, comandada pela secretária Rejane Tavares.
Funcionamento das vans
As vans do OPA estão circulando em dois turnos (manhã e tarde), incluindo finais de semana, com 4 horas de funcionamento cada, das 8h às 12h e das 14h às 18h. As entidades podem solicitar o agendamento da van para seu bairro pelo WhatsApp do Suporte OPA.
Como votar
Você pode votar na proposta que julgar melhor para seu bairro ou região. Por meio de celular ou computador com acesso à internet, é só escolher um dos canais abaixo. Para facilitar, tenha em mãos o número da proposta para a qual pretende registrar seu voto. A votação encerra dia 17 de junho às 23:59. Vote pelo aplicativo, pelo WhatsApp, ou procure uma das vans do OPA no bairro mais próximo de você.
Confira o número das propostas:
propostas-aprovadas-opa-2024-pdf.pdf