O embaixador da Venezuela no Brasil, Manuel Vadell, anunciou nesta quarta-feira (13) que retornará a Brasília, após ter sido convocado para consultas pelo presidente Nicolás Maduro no final de outubro. Em um vídeo publicado nas redes sociais da embaixada venezuelana, Vadell revelou que está "a poucas horas" de embarcar de volta ao Brasil.
O diplomata também destacou que, além de seu retorno, levará consigo passaportes solicitados por cidadãos venezuelanos residentes no Brasil. O anúncio de Vadell acontece dois dias após Maduro elogiar uma declaração de Luiz Inácio Lula da Silva, dizendo que o brasileiro fez uma “reflexão sábia” ao afirmar que não pode questionar a decisão da Suprema Corte da Venezuela. A fala se refere à ratificação, pelo Tribunal Supremo de Justiça do país, da suposta vitória do presidente venezuelano nas eleições de 28 de julho.
O retorno de Vadell sinaliza disposição de Caracas de normalizar as relações diplomáticas entre os países. Em 30 de outubro, o representante de Maduro foi retirado da embaixada para consultas, em um protesto contra o que o governo venezuelano considerou serem “recorrentes declarações intervencionistas e grosseiras de porta-vozes autorizados pelo governo brasileiro”.
Em comunicado, na ocasião, a chancelaria venezuelana criticou nominalmente o assessor internacional do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Celso Amorim. No texto, o ministério das Relações Exteriores da Venezuela também condenou o veto do Brasil à entrada da Venezuela nos Brics, o bloco dos países emergentes.
Fonte: CNN