Política

DECISÃO

Macacos de Thanandra Sarapatinhas são apreendidos em Teresina e vereadora se pronuncia

A vereadora disse que vai recorrer da decisão para recuperar seus macacos

Alinny Maria

Quinta - 12/08/2021 às 08:14



Foto: Montagem/Piauí Hoje Polícia apreende macacos de vereadora de Teresina
Polícia apreende macacos de vereadora de Teresina

O Batalhão de Policiamento Ambiental da Polícia Militar apreendeu dois macacos pregos da vereadora Thanandra Sarapatinhas (Patriota) nessa quarta-feira (11), em Teresina. Chico e Caco foram levados pelos policiais que cumpriam uma decisão da  Central de Inquéritos de Teresina. A vereadora usou as redes sociais para se  pronunciar sobre o caso. Thanandra conta que no momento da apreensão ela não estava em casa. 

"No momento da apreensão, apenas a minha mãe estava na residência e não tinha em mãos o documento que atestava a legalidade da posse dos animais. Eu estava na Câmara Municipal e assim que soube fui imediatamente até lá. Mas, quando cheguei eles já tinham ido embora. Eu irei recorrer dessa decisão, pois tenho esses documentos em mãos, e com certeza terei meus filhos de volta em breve porque quero o melhor para eles, que sejam cuidados com amor, carinho, respeito, em um local onde eles têm paz e sossego", disse a vereadora em uma postagem no Instagram.

A parlamentar disse ainda que foi surpreendida com a decisão. Ela falou que resgatou os dois macacos em 2018 e antes disso eles comiam esgoto, viviam em um espaço minúsculo, eram magros e tinham verme. Thanandra explicou que os animais sofriam maus-tratos e foram apreendidos pela polícia do Maranhão. Na época, ela realizava um curso de formação do concurso da Polícia do Maranhão e um delegado sabia que ela era protetora de animais e entrou os macacos para que ela cuidasse. 

"Os acolhi no meu sítio, criei um local amplo para criação, custeei alimentação, tratamento veterinário e dei todo o cuidado e amor que eles merecem. Sou depositária fiel e obtive o termo em 2018. O delegado, sabendo que sou protetora, me confiou a guarda e desde então tenho cuidado deles.", disse a vereadora.


A assessoria de comunicação da vereadora emitiu uma nota de esclarecimento e disse Thanandra vai recorrer da decisão. Veja a nota na íntegra:

A protetora obteve o termo de guarda dos animais em 2018, quando realizava curso de formação do concurso da Polícia do Maranhão. Na época, acompanhou apreensão dos bichos que viviam em situação de maus-tratos. Sensibilizada com a situação, Thanandra Sarapatinhas acolheu os animais em seu sítio na zona rural de Teresina, onde criou ambiente amplo para criação e passou a custear alimentação e tratamento veterinário para eles.

A vereadora informa que recebeu com surpresa a decisão da Central de Inquéritos para que fosse realizada a apreensão dos animais nesta quarta-feira (11) e também demonstrou preocupação com o local para onde os eles serão realocados, uma vez que já não apresentam condições de serem reinseridos na natureza.

No momento da apreensão, apenas a mãe da vereadora estava na residência e não tinha em mãos o documento que atestava a legalidade da posse dos animais. Thanandra Sarapatinhas irá recorrer da decisão.

Em visita ao Nordeste, Lula vem ao Piauí dia 17 de agosto

Alepi define cronograma para escolha de novo conselheiro do TCE

Para agradar Bolsonaro, três deputado do Piauí votaram pelo retrocesso do voto impresso

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

Mais conteúdo sobre: