Política

Lula se emociona com carinho dos piauienses ao falar para mais de 30 mil pessoas em Marcolândia e Picos

Sábado - 02/09/2017 às 15:09



Foto: Reprodução Lula com moradora de Marcolândia
Lula com moradora de Marcolândia

Como repetia a turma de adolescentes, de bonê vermelho e bandeira na mão, sob um sol escaldante das 14h - e sensação térmica superior a 50ºC -, o ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva "causou". Lula arrancou aplausos, gritos e lágrimas e se emociou ao falar para mais de 25 mil pessoas no Parque Eólico de Marcolândia. Depois, foi a Picos, onde também reuniu uma multidão.

O ex-presidente estava ao lado do amigo e correligionário de Partido dos Trabalhadores, governador Wellington Dias, que ele chama de "Índio" e de outras lideranças politicas de vários partidos.

O portal PIAUIHOJE.COM acompanhou a visita do ex-presidente a Marcolândia e Picos e separou os principais trechos do discurso de Lula:

Povo soberano

“Eu não sei governar, eu sei cuidar do povo pobre desse país, de mulheres e crianças. Então eles estão preocupados? Deixa o povo decidir, gente. Eu já perdi três eleições na minha vida, nunca reclamei. Eu fazia igual ‘cachorro magro’, ia para casa lamber minhas feridas. Perdia e ia lamber, perdia e ia lamber as feridas até que um dia vocês foram generosos me elegeram presidente da república. Nós provamos que é possível concertar esse país, provamos que é possível, sim. O estado do Piauí era considerado o mais pobre do Brasil, e provou que não era pobre coisa nenhuma. Os governadores eleitos antes do Wellington não se preocupavam com o povo desse lugar, não se preocupavam com o pobre, não cuidavam do pequeno agricultor, não cuidavam das pessoas da periferia”

Lula em Marcolândia

Direitos iguais

“O povo nordestino não nasceu apenas para trabalhar de pedreiro ou servente, pelo contrário. O povo nordestino também quer ser engenheiro, o povo nordestino também quer ser médico, advogado. Eu queria provar que na hora em que a gente colocasse o filho de um trabalhador comum no mesmo banco da escola do rico, e o se o pobre estivesse comendo a calorias suficientes, que queria saber se o dinheiro seria capaz de fazer uma criança rica mais inteligente que uma criança pobre. Eu queria garantir igualdade de oportunidade. Eu não quero tirar nada de ninguém, quero apenas que todas as pessoas tenham as mesmas oportunidades e que vença o melhor. Na vida sempre vence o que se dedicou mais”

Lula em Marcolândia

Rio São Francisco

“Não se discutiu nesse país para fazer a transposição do Rio São Francisco. O Imperador chegou a dizer: ‘Eu darei a última joia da Coroa para levar água para o semiárido nordestino’. Depois ele foi embora e nunca mais fizeram, porque a Bahia dizia que era dona do Rio, Alagoas dizia que era dona do Rio"

Índio sabido

“Queria dizer para o Wellington Dias que sempre fico muito agradecido pelas palavras gentis. Eu queria dizer uma coisa para vocês: não seria possível a gente fazer tudo que foi feito aqui no estado do Piauí caso não fosse esse índio aqui. Eu conheço poucos governadores mais espertos que esse índio, quando era presidente da república ele nunca ia dia de terça ou quarta, só ia dia de sexta à tarde para dizer assim: ‘Olha presidente, eu vou ficar aqui todo esse final de semana, será que o senhor poderia me atender uns cinco minutos? ’. E como nossa relação não era apenas de governador e presidente, eu dizia assim: ‘Pois passe aqui, companheiro’”

Lula em Marcolândia

Lula Pelo Brasil

“Essa Caravana que eu vim fazer, que percorre o Brasil, ela tem como objetivo principal a cordialidade. Eles lembram da quantidade de institutos federais que nós temos no Nordeste? Eles lembram do piso salarial dos professores que nós fizemos? Lembram das coisas boas que nós fizemos?"

Fonte: Redação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: