Política

PRESIDENTE NO PIAUÍ

Lula participará de ato aberto ao público em Teresina; veja agenda do presidente

Presidente da República terá agenda na capital piauiense na próxima quinta, dia 31 de agosto

Da Redação

Quarta - 30/08/2023 às 18:30



Foto: José Cruz / Agência Brasil Presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Portugal
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Portugal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai cumprir agenda nesta quinta-feira (31) em Teresina. Vai ser a primeira visita de Lula ao Piauí no terceiro mandato presidencial. Dentro da programação, estão o lançamento nacional do programa Brasil sem Fome, que tem como objetivo retirar novamente o país do mapa da fome e da insegurança alimentar, e a apresentação das obras que serão realizadas no Piauí por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado pelo Governo Federal. 

A agenda do presidente vai iniciar às 10h30, onde participará da Cerimônia de Anúncio dos Empreendimentos do PAC no Estado do Piauí, no Centro de Convenções de Teresina. Ao todo, R$ 56,5 bilhões serão investidos no Piauí em diversas áreas, como educação, ciência e tecnologia, saúde, transporte eficiente e sustentável, transição e segurança energética, infraestrutura social, inclusão digital e conectividade e água para todos. Este evento será restrito a convidados e autoridades políticas.

Entre as obras aprovadas no novo PAC, destaca-se melhorias em algumas das principais rodovias do Piauí, como a duplicação da BR-343, de Teresina a Altos; depois, de Altos até Campo Maior; em seguida, de Campo Maior até Piripiri. E a BR-316, de Demerval Lobão até Monsenhor Gil, depois até a Estaca Zero. Foi contemplada, ainda, a BR-330, que corta o cerrado piauiense, fortalecendo a infraestrutura numa área estratégica para a economia piauiense, onde está concentrada a produção de grãos.

A segunda parte será às 16h, onde participará da Cerimônia de Lançamento do Plano Brasil Sem Fome, no Theresina Hall, Avenida Raul Lopes, 2727, Ininga. O evento será aberto ao público, e deverá ser feito ao lado do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias. O Piauí será o primeiro estado a aderir ao programa. 

O programa está organizado em três eixos: acesso à renda, redução da pobreza e promoção da cidadania; segurança alimentar e nutricional, com alimentação saudável da produção ao consumo; e mobilização para o combate à fome. As grandes metas do programa são retirar o Brasil do mapa da fome até 2030 e reduzir a extrema pobreza e a pobreza, com inclusão socioeconômica.

O Brasil sem Fome é um plano que integra 32 outros programas, incluindo o Bolsa Família. O objetivo é a transferência de renda para que as famílias possam comprar a alimentação e o dinheiro circular na economia. Além disso, o projeto de combate à fome tem como novidade o estímulo à produção.

A ação foi construída a partir do aprendizado da trajetória que levou o país a sair do mapa da fome, em 2014. Programas como o Fome Zero e o Brasil Sem Miséria inspiraram a aposta na reativação de um conjunto de políticas públicas que fizeram do Brasil uma referência mundial nestas áreas.

Inicialmente cogitou-se a inauguração das obras dos viadutos do Mercado do Peixe, na zona Sudeste de Teresina, e da duplicação da BR-316, na interligação da zona Sul até o município de Demerval Lobão. No entanto, a equipe considerou as altas temperaturas e a dificuldade de logística para esta dinâmica.

Wellington Dias e Lula

LULA E WELLINGTON DIAS

A agenda é vista como uma forma de demonstrar força e apoio a Wellington Dias. O cargo do ministro do Desenvolvimento Social tem sido alvo de 'cobiça' dos integrantes do partido do considerado 'Centrão', que querem mais espaço no governo para aprovar as medidas do governo. Lula, no entanto, já afirmou que pretende manter o ex-governador piauiense no cargo. Especula-se, porém, que o ministério possa ser desidratado e que parte das atribuições sejam direcionadas a uma nova pasta, que pode ser gerida por algum dos integrantes do centrão. 

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: