O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado por ministros, visitou Manaus (AM) nesta terça-feira (10) e anunciou a implantação de quatro obras de dragagem nos rios Amazonas e Solimões. O investimento de R$ 500 milhões será realizado ao longo de cinco anos para garantir a navegabilidade e o escoamento de insumos, enfrentando a severa estiagem que afeta a região. Essas ações fazem parte da resposta federal à pior seca na Amazônia em 45 anos.
Lula também anunciou a entrega de filtros de água potável e outras medidas sanitárias para comunidades ribeirinhas e destacou a importância do combate à grilagem e ao desmatamento na área.
O presidente ressaltou a importância estratégica da Amazônia, afirmando: “Não queremos que a Amazônia seja apenas um santuário da humanidade, mas um patrimônio soberano do Brasil, onde a biodiversidade é estudada e os povos podem lucrar com a preservação”.
Ainda nesta terça-feira, Lula participará de uma cerimônia na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus para anunciar medidas adicionais de combate à seca na Amazônia.
Fonte: Brasil 247