
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou que assinará nesta quarta-feira (13) a Medida Provisória Brasil Soberano, que prevê uma linha de crédito de R$ 30 bilhões para empresas brasileiras impactadas pela nova taxação de 50% sobre exportações imposta pelos Estados Unidos. O chamado “tarifaço” entrou em vigor no último dia 6 de agosto.
Segundo Lula, o objetivo é apoiar principalmente pequenas empresas que exportam produtos como tilápia, mel, frutas e máquinas. O governo também planeja compras governamentais de produtos originalmente destinados à exportação, especialmente gêneros alimentícios, para uso em programas sociais, além de buscar novos mercados internacionais para os produtos nacionais.
O presidente afirmou que a medida poderá receber recursos adicionais se houver necessidade e que o governo avalia recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC) e aplicar a Lei da Reciprocidade contra as tarifas.
Outra frente é o incentivo para que empresários brasileiros busquem ações legais nos Estados Unidos contra a taxação. O governo também está encaminhando a outros países listas de produtos exportados atualmente para o mercado norte-americano, na tentativa de ampliar destinos de venda.
Lula destacou que as grandes empresas têm mais capacidade de resistência, mas garantiu que a prioridade é assegurar a sobrevivência dos negócios brasileiros e manter uma relação diplomática estável com os Estados Unidos.
Fonte: GOV.BR