
O inquérito que investiga a morte do ex-prefeito Firmino Filho já está concluído, a informação foi divulgada hoje (6) pelo Coordenador do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa(DHPP), Francisco Bareta. Nesta quinta, também faz um mês da morte do ex-gestor.
De acordo com o delegado, o documento tem mais de 500 páginas que indica os motivos da morte de Firmino, mas o poder judiciário decretou sigilo. “O que nós podemos falar é que nós temos uma peça muito bem feita, muito bem trabalhada pelo delegado chefe da Delegacia de Homicídios Leste, Dr. Divanilson e sua equipe, que trabalharam para levar aos autos do inquérito policial um verdadeiro corpo de delito das circunstâncias e da ocorrência daquela morte violenta, tanto os exames periciais como as oitivas de pessoas elas se harmonizam e são coerentes”, declarou o delegado.
Cerca de 17 pessoas foram ouvidas e no documento constam todas as provas materiais da morte. Agora o caso segue para o Minitério Público.
“Evidentemente que os fatos a gente não pode adentrar ao mérito do inquérito porque no decorrer da investigação o delegado teve que fazer representações por medida cautelar, o que levou o magistrado a decretar o sigilo da investigação, mas o inquérito já foi encaminhado para o poder judiciário e certamente o meritíssimo juiz vai abrir vistas ao Ministério Público que fará a sua manifestação esclarecendo todos os fatos em si, as circunstâncias que levaram a morte violenta do ex-prefeito Firmino Filho", completou o delegado.
MISSA DE UM MÊS
A missa de um mês de falecimento do ex-prefeito de Teresina, Firmino Filho, acontece nesta quinta-feira, às 19h. A transmissão será online pelo canal no YouTube da Área da Pastoral São Paulo VI.
Firmino Filho morreu, aos 57 anos, no dia 6 de abril. Seu corpo foi encontrado na entrada do prédio do Tribunal de Contas da União (TCU), na zona Leste da capital, onde o ex-prefeito era servidor de carreira.
Prefeito de Teresina por quatro mandatos, Firmino deixou a prefeitura de Teresina no dia 31 de dezembro de 2020. Por conta da pandemia de covid-19, a celebração será restrita a familiares.
Merlong denuncia fechamento da Embrapa de Parnaíba
Ex-ministro Nelson Teich diz que pediu demissão por falta de autonomia e discordância