
Foi divulgada na segunda-feira (29), uma carta intitulada “Queremos verdade e paz”, com o objetivo de combater as fakes news, que tentam segundo eles, criar uma instabilidade institucional no Brasil. O documento foi assinado pelo governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias, e governadores de mais quinze estados brasileiros, com representantes de todas as regiões do país.
Assinaram a carta, além do governador do Piauí, Wellington Dias, os governadores da Bahia, Rui Costa, Flávio Dino (Maranhão), Helder Barbalho (Pará), Paulo Câmara (Pernambuco), João Doria (São Paulo), Ronaldo Caiado (Goiás), Mauro Mendes (Mato Grosso), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Camilo Santana (Ceará), João Azevêdo (Paraíba), Renato Casagrande (Espírito Santo), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), Belivaldo Chagas (Sergipe), Reinaldo Azambuja (Mato Grosso do Sul) e Waldez Góes (Amapá).
No documento os gestores pedem que todas as autoridades, adotem providências para frear todos os movimentos que incentivam as fakes news. “São procedimentos repugnantes, que não podem prosperar em um país livre e democrático”, ressaltam os governadores.
Os governadores ressaltam as dificuldades vividas em razão da pandemia da Covid-19 e lamentam que, mesmo nesse cenário, “agentes políticos espalham mentiras sobre dinheiro jamais repassado aos estados, fomentam tentativas de cassação de mandatos, tentam manipular policiais contra a ordem democrática, entre outros atos absurdos”, diz.
Confira aqui o documento na íntegra.
VEJA TAMBÉM:
Prefeito de Teresina sanciona lei que determina atividades religiosas como essencial
Vereador Markim Costa (DEM) pode fazer parte da base do prefeito Pessoa