Verbo

Governador decreta toque de recolher das 23h até 05h em todo o Piauí; veja o decreto

O toque de recolher começa nesta quarta-feira, 24, e durante a sua vigência ninguém poderá transitar pelas ruas no horário especificado, de 23h às 5h

Cintia Lucas

Terça - 23/02/2021 às 19:42



Foto: Divulgação Wellington Dias em audiência com o ministro da Saúde
Wellington Dias em audiência com o ministro da Saúde

O governador Wellington Dias (PT) anunciou na noite desta terça-feira (23) que vai decretar toque de recolher em todo o Piauí, das 23h às 05h. A medida é para evitar a disseminação do coronavírus e um colapso na rede de saúde. Hoje, os hospitais da rede pública de Teresina estão com 100% dos leitos de UTI Covid-19 ocupados. As escolas e faculdades da rede privada estão autorizadas a funcionar de modo presencial.

O toque de recolher começa nesta quarta-feira, 24, e vai até o dia 4 de março. Durante a sua vigência, ninguém poderá transitar pelas ruas no horário especificado, de 23h às 05h. “A partir das 00h desta quarta-feira teremos uma situação em que o comércio funciona até às 17h e os shoppings até as 21h e teremos o toque de recolher entre 23h às 05 da manhã”, declarou.

Já nos finais de semana, até o dia 7 de março haverá lockdown, podendo funcionar somente os serviços considerados essenciais. “Nos finais de semana, de 00h do sábado até 5h da segunda-feira, teremos uma paralisação completa, abrindo apenas serviços muito essenciais, de saúde, farmácias, serviços de segurança, transporte de cargas, postos de combustíveis e restaurantes de rodovias, borracharias, oficinas, da forma como vínhamos trabalhando anteriormente”, detalhou.

Sobre o comércio, o governador informou que irá funcionar normalmente até às 17h e os shoppings até às 21h. 

Aglomerações

O chefe do executivo estadual reiterou que nesse período fica proibida a realização de todo e qualquer evento, público ou privado, que gere aglomerações. “Nada de eventos, para podermos trabalhar as condições de não ter aglomerações. Vamos estar com uma operação muito firme para fazer valer o cumprimento dessa regra”, colocou.

Atividades escolares

Segundo Wellington Dias, as escolas que já iniciaram as atividades poderão manter as aulas presenciais, no entanto, aqueles estabelecimentos que ainda não retornaram deverão seguir o modelo remoto.

“Em relação às escolas, foi tomada uma decisão de manter a autorização para aquelas que já retornaram às atividades. Não poderão entrar novas escolas em atividades presenciais. Também ficou acertado que não haverá aulas aos sábados”, revelou.

Campeonato Piauiense

O governador disse que o Campeonato Piauiense fica mantido, sem a presença de público nos estádios. “O Campeonato Piauiense vai funcionar na regra do campeonato nacional, só os atletas em campo e transmissão [do jogo], com todo um protocolo, conforme foi acertado pelo Comitê Emergencial nacional e do Estado”, pontuou.

Apoio da população

Wellington Dias pediu o apoio da população, de modo a garantir que as medidas sejam cumpridas e assim se evite a disseminação do novo coronavírus. “O que peço aqui é o apoio da população, sei que todas as pessoas já estão com muito tempo de sacrifício, mas chegamos em um patamar muito elevado, estamos trabalhando para elevar o número de leitos. Os leitos que tínhamos foram realocados para as demais doenças e cirurgias que foram paralisadas, agora temos que parar de novo as cirurgias eletivas para garantir o atendimento para a covid-19”, enfatizou.

O governador adiantou que no dia 2 de março, dois dias antes do fim do decreto, realizará nova reunião com membros do COE para avaliar a situação naquele momento. “Vai valer até o dia 4 de março esse regramento, no dia 2 de março vamos ter uma nova reunião para avaliar os resultados e se tivermos um resultado melhor, adotamos medidas melhores [mais brandas], se tivermos um resultado pior, a gente ou prorroga ou adota novas medidas”, frisou.

Wellington Dias esteve reunido no começo da noite com o Comitê de Operações Emergenciais Ampliado antes de anunciar as medidas restritivas. 

Durante todo o dia, membros do governo dialogaram com vários setores, considerando os riscos e as diversas situações.

VEJA O DECRETO  PUBLICADO AGORA:

DOE Decreto nº 19.479 - Altera o Decreto nº 19.462^LJ de 18 de fevereiro de 2021^LJ para dispor sobre as medidas sanitárias versão IV-2 (1).pdf

Siga nas redes sociais
Cintia Lucas

Cintia Lucas

Cintia Lucas é jornalista formada pela Universidade Federal do Piauí e mestra em Comunicação pela mesma instituição. A coluna vai abordar os bastidores da notícia, com foco em temas de interesse público. Contato: cintialuc1@hotmail.com

Compartilhe essa notícia: