
Os servidores estaduais do Piauí já podem acessar seus informes de rendimentos referentes ao ano de 2023 por meio do aplicativo Gov.pi Cidadão. Essa nova modalidade de consulta substitui o portal do servidor, desativado recentemente pelo Governo do Estado.
A mudança faz parte dos esforços da Secretaria da Administração (Sead) para ampliar os serviços disponíveis no Gov.pi Cidadão, que agora oferece não apenas o acesso aos contracheques, mas também informações detalhadas sobre a vida funcional dos servidores, incluindo período de férias, faltas, benefícios, licenças, pontos facultativos, feriados, pagamentos, ficha financeira, ficha funcional e consignados.
Samuel Nascimento, secretário da Sead, ressaltou que a adoção do Gov.pi Cidadão representa um avanço significativo para a gestão estadual, proporcionando benefícios tanto para os servidores quanto para a administração pública. Ele destacou a facilidade de acesso e a segurança proporcionada pela plataforma, que contribui para uma maior transparência na gestão e para uma melhor oferta de serviços.
O Gov.pi Cidadão está disponível para download como aplicativo nas lojas virtuais AppStore (para iOS) e PlayStore (para Android), além de ser acessível pelo site www.pidigital.pi.gov.br. Com um login único e senha criados na plataforma, os usuários podem acessar diversos serviços digitais. Para os servidores do Estado, basta clicar na aba "Servidor" para consultar todos os vínculos e obter a ficha funcional.
Garcias Guedes, superintendente de Gestão de Pessoas da Sead, informou que os servidores aposentados e pensionistas também podem acessar seus informes de rendimentos no Gov.pi Cidadão.
É importante ressaltar que o prazo estabelecido pela Receita Federal para a declaração do imposto de renda deste ano inicia em 15 de março. Devem declarar aqueles que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 30.639,90 em 2023.
"Os rendimentos que aparecem na declaração deste ano são referentes aos ganhos de salário do servidor durante o ano de 2023 e anualmente o Governo do Estado disponibiliza essa documentação", acrescentou Garcias Guedes.
Fonte: gov.pi