ELEIÇÕES
Dhara
09 de agosto de 2024 às 13:05
O candidato a prefeito de Teresina pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), Geraldo Carvalho, diz que, caso eleito, irá suspender imediatamente o repasse de R$ 4.700.000 que a Prefeitura da capital realiza mensalmente ao Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT), para cobrir as gratuidades no transporte coletivo.
Além disso, promete realizar uma auditoria no Sistema de Transporte Municipal, envolvendo STRANS, as contas do SETUT e da Prefeitura. Segundo Geraldo Carvalho, a Prefeitura não tem controle dos dados de quantos usuários fazem uso da gratuidade no sistema, "o pagamento é feito baseado na simples palavra dos consórcios que operam o sistema".
Essa e outras propostas estão no plano de governo do candidato, com cerca de 27 páginas, que foi enviado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) junto com o registro de candidatura. O transporte público é uma das principais pautas dos políticos que estão concorrendo ao pleito em Teresina neste ano.
Geraldo, que é professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e presidente municipal do PSTU, também está propondo reestabelecer o número de 450/480 ônibus circulando na cidade, com tempo de espera de 20 minutos no máximo. Além disso, quer que o sistema de transporte seja gerido por um Conselho Popular de Transporte (CPT), formado por trabalhadores do setor de transporte e usuários do sistema.
"O sistema começará operando com tarifa zero para estudantes, desempregados, idosos, e pessoas com deficiência, rumo à tarifa zero universal. O Conselho Popular de Transporte indicará o valor da tarifa para os demais segmentos e estudará a forma de garantir tarifa zero universalizada, para toda a população em todos os dias da semana. A operação do sistema será 100% pública, sem participação do setor privado", diz o plano de governo do candidato.
Para a Saúde, o candidato defende combater a privatização e a terceirização, com a estruturação do quadro de funcionários públicos da Secretaria Municipal de Saúde de Teresina. "Devem ser realizados imediatamente concursos públicos na rede municipal, com plano de cargos e carreira (PCC), em todos os níveis de atenção à saúde (primária, secundária e terciária)", diz o documento.
Para a Segurança Pública, Geraldo Carvalho defende:
Confira as demais propostas do candidato:
Matérias relacionadas:
Candidatos às eleições municipais são obrigados a declarar bens à Justiça Eleitoral
Fábio Novo divulga Plano de Governo; confira as propostas
Confira as propostas de Silvio Mendes para a Prefeitura de Teresina
Confira as propostas de Dr. Pessoa para a Prefeitura de Teresina
Tonny Kerley quer reduzir gastos públicos com transporte coletivo; veja outras propostas
Mendonça critica decisão do Senado
Nova ministra do TST
INDICAÇÃO REJEITADA
SABATINA DE 8 HORAS
Indicação ao STF
CORRIDA ELEITORAL