O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (PRD), candidato à reeleição, enviou o seu plano de governo para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com cerca de 64 páginas, o documento destaca as "promessas cumpridas" do plano de governo 2021-2024, apresenta as melhorias implementadas nos últimos 4 anos de gestão e as propostas para um novo mandato, caso reeleito.
Candidato da coligação "Fazemos mais com o povo", que inclui os partidos Avante, PRD e PL, Pessoa também destacou em seu plano as diversas premiações de boas práticas de gestão pública que Teresina recebeu em 2023 e 2024.
Transporte público
O documento cita ainda um dos pontos mais problemáticos da gestão: o transporte público. Segundo o texto, "resolver a problemática do transporte público de Teresina depende de soluções inovadoras e sustentáveis que possam responder às demandas da população". O plano de governo fala em implementar políticas públicas que incentivem o uso de meios de transporte alternativos e sustentáveis, como ciclovias, e da modernização e a ampliação da rede de transporte público, "imperativas para torná-lo mais atraente e eficiente, garantindo acessibilidade e segurança aos passageiros".
O texto destaca que, no período pós-pandemia, em que o problema se agravou na cidade, a Administração honrou com os pagamentos de subsídios e manteve a tarifa de ônibus inalterada a R$ 4,00, apesar do aumento dos custos no setor, "visando não penalizar a população que necessita desse serviço na nossa cidade".
Propostas
O novo plano de governo de Dr. Pessoa tem propostas em cinco pontos principais: inovação e tecnologia, desenvolvimento sustentável, educação, mobilidade urbana e inclusão social.
Os compromissos propostos para a gestão municipal estão organizados em oito eixos de planejamento: qualidade da educação e cultura, sustentabilidade, saúde e bem-estar, primeira infância, governança, desenvolvimento econômico, desenvolvimento urbano e segurança pública. As propostas de cada eixo também incluem um prazo estimado para o cumprimento de cada uma delas.
Entre as principais propostas estão:
- Construir novas escolas em tempo integral;
- Ampliar oferta de creches e pré-escolas;
- Lançar editais de incentivo à cultura;
- Conservar e restaurar monumentos, prédios históricos, museus e espaços culturais;
- Revitalização das margens dos rios Poti e Parnaíba;
- Aquisição de Ônibus Elétricos;
- Plantar 1 Milhão de Mudas em Teresina;
- Incentivar transporte aquaviário nos rios Poti e Parnaíba;
- Ampliar a quantidade de Centros de Convivência da Terceira Idade;
- Mapear, monitorar e combater casos de violência, por meio do Observatório da Discriminação Racial, de Gênero e LGBTQIA+;
- Criar 3 mil empregos diretos;
- Ampliar efetivo da Guarda Civil Municipal;
- Ampliar efetivo que patrulha o Centro de Teresina.
Confira o documento na íntegra: