Política

ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2024

Candidatos às eleições municipais são obrigados a declarar bens à Justiça Eleitoral

Segundo o advogado Alexandre Nogueira, caso a declaração não corresponda à realidade, o candidato fica sujeito a responder por falsidade ideológica

Dhara Leandro

Quinta - 08/08/2024 às 16:58



Foto: Divulgação O advogado Alexandre Nogueira, mestre e doutor em Direito Público
O advogado Alexandre Nogueira, mestre e doutor em Direito Público

Os candidatos que estão concorrendo às Eleições Municipais de 2024 são obrigados a declarar seus bens à Justiça Eleitoral. Os dados informados pelos candidatos ficam disponíveis à população por meio do sistema DivulgaCandContas, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Piauí Hoje.Com ouviu o advogado Alexandre Nogueira, mestre e doutor em Direito Público, que falou sobre essa etapa do processo de cadastro na Justiça Eleitoral.

"A declaração de bens é um dos documentos necessários para que seja anexado ao pedido de registro de candidatura. O candidato precisa providenciar isso no momento em que solicita à Justiça Eleitoral o pedido do registro da sua candidatura", disse.

Segundo o advogado, caso a declaração não corresponda à realidade, o candidato fica sujeito a responder por falsidade ideológica e, dependendo do caso, falsificação de documentos públicos, e inserção de dados falsos em sistemas públicos.

"O ideal é que eles usem o mesmo parâmetro usado para declarar Imposto de Renda. Caso esconda o valor do patrimônio e isso seja revelado posteriormente, o candidato fica sujeito a responder por esses crimes", explicou Alexandre Nogueira.

Em Teresina, sete candidatos já registraram suas candidaturas e declararam seus patrimônios. A atualização dos dados referentes às candidaturas no sistema DivulgaCandContas acontece a cada 30 min. Os partidos, as federações e as coligações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral. No site, também é possível ter acesso ao documento que contém as propostas de governo de cada candidato.

Guia para assessores e candidatos

Trabalhando há mais de 20 anos na Advocacia Eleitoral, o advogado Alexandre Nogueira lançou um guia gratuito que reúne informações essenciais sobre o Direito Eleitoral.

"A ideia surgiu a partir da necessidade dos clientes que nós acompanhamos no dia a dia. Já são 20 anos de trabalho na Advocacia Eleitoral e nesse ano veio essa ideia de fazer esse guia, que é uma coisa mais simples, mais direta, usando uma linguagem coloquial, que todo mundo entende", explicou.

O documento trata de todo o processo eleitoral, desde as convenções, que já foram realizadas, até o período da propaganda eleitoral, que começa no dia 16 de agosto e vai até outubro.

"O documento trata dos cuidados que as pessoas têm que ter, os assessores, os candidatos, os profissionais que vão trabalhar, seja profissional de comunicação ou do mundo jurídico", informou ao Piauí Hoje.Com.

Confira aqui o guia e se informe sobre o período eleitoral.

Matérias relacionadas:

Tonny Kerley quer reduzir gastos públicos com transporte coletivo; veja outras propostas

Confira as propostas de Dr. Pessoa para a Prefeitura de Teresina

Confira as propostas de Silvio Mendes para a Prefeitura de Teresina

Fábio Novo divulga Plano de Governo; confira as propostas

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: