A foto do presidente Lula (PT) ao lado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante encontro em Kuala Lumpur, na Malásia, alcançou 72 milhões de visualizações e 678 mil menções nas redes sociais, segundo levantamento da Quaest. De acordo com o instituto, a publicação superou a imagem de agosto de 2021, em que Lula aparece de sunga, abraçado à primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, que registrou 65 milhões de visualizações, 4,6 milhões de menções nas redes sociais.
A pesquisa aponta ainda que o registro feito pelo fotógrafo Ricardo Stuckert teve o maior engajamento do mês nos perfis oficiais do presidente. "É resultado da guerra de narrativas. A direita tentando emplacar a menção à Bolsonaro. A esquerda tentando comemorar a virada. A maioria observando", avalia Felipe Nunes, diretor do instituto.
“O encontro Lula–Trump mostra que a diplomacia do século XXI acontece nas redes e nas mesas de negociação. A foto publicada e amplamente visualizada é um exemplo claro da política como imagem, que mesmo sem legenda fala sobre o que aconteceu. O sorriso, a postura, o aperto de mão, tudo é simbólico”.
Veja os números da foto Lula-Trump:
- 1 milhão de curtidas;
- 65,8 mil comentários.
- 92 mil curtidas;
- 17,4 mil comentários;
- 12 mil compartilhamentos.
X (Twitter)
- 90 mil curtidas;
- 3,6 mil comentários;
- 12 mil compartilhamentos.
TikTok
- 14,4 mil curtidas;
- 617 comentários;
- 991 compartilhamentos.
De acordo com a Quaest, 54% das menções à imagem foram neutras, 26% positivas e 20% negativas.
O levantamento foi realizado entre os dias 26 e 27 de outubro de 2025 com base em monitoramento de menções sobre o encontro de Lula e Trump nas principais redes — X (Twitter), Instagram, Facebook, TikTok, Reddit e YouTube — e em portais de notícias.
Fonte: g1