A Câmara Municipal de Teresina votou, nesta terça-feira (28), as contas de gestão do ex-prefeito Dr. Pessoa (PRD) referentes aos anos de 2021, 2022 e 2023, baseando-se nos pareceres emitidos pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), enquanto as do último ano de gestão, 2024, ainda não foram analisadas pelo TCE. As contas de 2021 foram aprovadas com ressalvas, as contas de 2022 e de 2023 foram reprovadas integralmente. A votação teve a participação de 28, dos 29 vereadores.
A reprovação das contas de gestão de 2022 e 2023 pode levar à inclusão do nome de Dr. Pessoa na lista de inelegibilidade a ser enviada à Justiça Eleitoral. De acordo com a Lei da Ficha Limpa, a inelegibilidade pode se estender por um prazo de oito anos a partir do cometimento da irregularidade.
Na análise das contas de 2022, que foram reprovadas, o parecer do TCE-PI foi rejeitado por 11 vereadores. Após a votação, as vereadoras Lucy Soares (MDB), Ana Fidelis (Republicanos) e Teresinha Medeiros (MDB) alegaram um mal-entendido e solicitaram a retificação de seus votos, mas o presidente da Câmara, Enzo Samuel (PDT), informou que a modificação não seria permitida.
No que tange às contas de 2023, que também foram reprovadas, oito vereadores votaram contra o parecer do Tribunal. As contas de 2021 foram aprovadas com ressalvas, com apenas três votos contrários ao parecer favorável do TCE-PI.
Fonte: Clubenews e cidade verde