
O professor de História, Fonseca Neto, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), historiador, escritor, membro da Academia Piauiense de Letras (APL), considerado um dos maiores intelectuais piauienses, embora tenha nascido na cidade de Passagem Franca, no Maranhão, será agraciado com a Medalha do Mérito Legislativo, pela Assembleia Legislativa. O Projeto de Lei nº 31/24, que concede a honraria ao professor é de autoria do deputado estadual Dr. Gil Carlos (PT) e foi aprovado, nesta terça-feira (14/5), por 19 dos 20 parlamentares presentes à sessão plenária. "Sinto-me feliz", reagiu Fonseca Neto.
Ocupante da cadeira 1 da APL, desde 2010, Fonseca Neto já havia recebido, da mesma Assembleia, o título de Cidadão Piauiense, e agora é novamente homenageado pelo Poder Legislativo do Estado do Piauí, "por relevantes serviços prestados ao Estado do Piauí". Graduado pela UFPI em História (Licenciatura, 1980) e Direito (Bacharelado, 1981), com Especialização em História do Brasil (PUC-MG, 1989), Mestrado em Gestão Universitária (UFPI, 1998) e Doutorado em Políticas Públicas (UFMA, 2014), Fonseca Neto tem marcado sua trajetória no cenário cultural do Piauí ao longo de décadas.
Professor Associado IV, estatutário, do Departamento de História da Universidade Federal do Piauí, atuando principalmente nas áreas de História do Brasil, do Piauí e Moderna, exerceu as funções de vice-diretor (1993-97) e diretor do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL/UFPI - 2003-2009); Conselheiro Universitário, da UFPI e da Uespi; membro titular do Conselho Estadual de Educação do Piauí; coordenador do curso de História e chefe do Departamento de História da UFPI. Fonseca foi coordenador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Gestão Pública; e membro do Conselho Editorial da UFPI.