
Teresina (PI) - O Juiz Gustavo André Oliveira, da 1ª Vara Federal do Piauí, acolheu nessa segunda-feira (26) a denúncia feita pelo Ministério Público Federal (MPF) e tornou réus dois ex-prefeitos piauienses. O ex-prefeito de Gilbués, Léo Matos (MDB), e ex-prefeita de Pio IX, Regina Coeli (PSB), estão sendo acusados de desvio de recursos públicos.
Além dos dois ex-prefeitos, o advogado Renzo Bahury Ramos também foi declarado réu no caso de fraude. Segundo a Polícia Federal, o esquema de crimes tributários atuava no Piauí e Ceará.
Segundo a denúncia, Regina Coeli e Léo Matos teriam fraudado dados relacionados ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) no sistema da Receita Federal através do escritório de advocacia de Renzo. A fraude teria acontecido entre os anos de 2014 e 2016 e a estimativa é que R$ 2,5 milhões tenham sido retirados dos cofres públicos durante o período.
Somente o escritório de Renzo, teria embolsado em torno de R$ 400 mil em dinheiro público.
Conforme a investigação deflagrada pela PF através da Operação Grima, em dezembro do ano passado, o ex-prefeito de Gilbués era quem manipulava os dados e intermediava o esquema com outros 30 municípios.