IMIGRAÇÃO

Dudu promove audiência para discutir situação de imigrantes em Teresina

Abel Mendonza é um dos venezuelanos que chegou a Teresina recentemente e afirma que veio a cidade em busca de emprego


Vereador Dudu do PT

Vereador Dudu do PT Foto: Assessoria

Por proposição do vereador Dudu (PT), a Câmara Municipal de Teresina realizou nesta quarta-feira (26) uma audiência pública para discutir a imigração de venezuelanos para Teresina. Desde o mês de maio, cerca de 200 imigrantes chegaram à capital piauiense devido aos conflitos registrados no país vizinho.  A reunião contou com presença de representantes da OAB-PI, Funai, Pastoral Arquidiocese de Teresina, Movimento Pela Paz na Periferia (MP3), entre outras instituições.  

Dudu afirma que a ausência da Prefeitura na reunião só demonstra o descaso da gestão com a triste situação vivenciada pelos refugiados em Teresina. “É lamentável realizarmos uma audiência de tamanha importância e a gestão do município se quer comparecer para discutir a temática. Ficou definido que precisamos ter um plano de trabalho feito pela Prefeitura para que recursos federais sejam destinados para dar assistência aos imigrantes. Mediante isso, vamos notificar o poder municipal via Ministério Público Federal (MPF) para que o órgão também possa acionar a Polícia Federal (PF) para fazer a identificação dos venezuelanos que estão na cidade. Assim, vamos ter um panorama mais preciso sobre o número de venezuelanos”, afirmou o parlamentar.

Abel Mendonza é um dos venezuelanos que chegou a Teresina recentemente e afirma que veio a cidade em busca de emprego. “Vivemos uma situação bastante complicada e estamos procurando um trabalho. Porém, não conseguimos e precisamos de dinheiro para sobreviver. O que nos resta é pedir esmola nos sinais”, lamentou o imigrante.

Os imigrantes estão sendo acolhidos em abrigos localizados no Centro de Convivência (KM-07), Pastoral do Povo de Rua (centro), Clube Piratininga (bairro Poti Velho), sede do MP3 (bairro São Pedro) e em uma residência no bairro Mocambinho, zona norte da cidade.  

“Durante a reunião, recebemos a notícia que o Estado disponibilizará na próxima semana uma área para que os imigrantes possam ficar alocados em um mesmo ambiente. Não poderíamos deixar de discutir o problema e tentar ajudar os venezuelanos que tanto estão precisando de ajuda em nossa cidade”, afirmou o parlamentar.  

A Fundação Nacional do Índio (Funai) vem acompanhando de perto a situação dos venezuelanos que, segundo a instituição, fazem parte da etnia indígena Warao. “Visitamos os abrigos em que os refugiados estão alocados, pois a missão da Funai é exatamente garantir a promoção e a proteção dos direitos dos povos indígenas. Por isso, ressalto a importância para que as instituições do Piauí possam dialogar com o objetivo de encontrar soluções para a situação dos venezuelanos na capital”, declarou a Engenhista especializada Renata Maia.

Fonte: Ascom

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: