
O deputado estadual Paulo Martins (PT) criticou duramente a política econômica do Governo Federal que permitiu que o Santander, o Itaú e o Bradesco tivessem um lucro líquido de R$ 16,9 bilhões apenas nos primeiros três meses deste ano, enquanto cresce o número de desempregados e de empresas encerrando as suas atividades.
Paulo Martins disse que leu em reportagem do Jornal o Estado de São Paulo [Estadão], que esse lucro em um trimestre é maior do que o lucro que as mesmas instituições tiveram nos anos 2019 e 2020. “Enquanto os banqueiros exploram o povo com a ajuda do governo do Jair Bolsonaro, os pobres estão se endividando, muitos passando fome, as empresas indo à falência e isso tudo com a ajuda do ministro Paulo Guedes, da Economia”, afirmou.
O deputado acrescentou que a Assembleia Legislativa não pode legislar sobre o tema porque isso é de competência dos parlamentares federais, mas sugeriu que seja encaminhado um documento à bancada piauiense pedindo que os nossos representantes tomem uma posição.
“Os bancos privados ficam lucrando tanto e o governo ainda fala em extinguir os bancos públicos, como a Caixa Econômica e o Banco do Brasil. Imagine se não tivesse banco público, a exploração dos pobres seria maior ainda”, reclamou.