Política

MUDANÇA

Ciro Gomes muda discurso e já admite que Bolsonaro tentou dar um golpe de Estado

De acordo com o novo posicionamento de Ciro "peixes grandes finalmente chamados à sua responsabilidade"

Da redação

Sexta - 09/02/2024 às 09:59



Foto: André Carvalho/CNI Ex-ministro Ciro Gomes, do PDT
Ex-ministro Ciro Gomes, do PDT

O ex-ministro cearense, Ciro Gomes, exigiu nessa quinta-feira (8) a punição dos envolvidos na organização dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. O pronunciamento foi feito pelas redes sociais do ex-ministro, que, até então, dizia ver os atos golpistas como “exploração política” feita por opositores do governo de Jair Bolsonaro.

De acordo com o novo posicionamento de Ciro "peixes grandes finalmente chamados à sua responsabilidade". Na postagem, Ciro ainda afirmou que apoiadores do antigo governo “tentaram o golpe bem antes do 8 de janeiro” e mencionou Bolsonaro como mentor dos atos.

"Estes tentaram o golpe bem antes do 08 de janeiro. Não o praticaram por falta de condições objetivas na comunidade internacional e pela reação em contrário dos comandantes do Exército e da Aeronáutica da época. O mentor foi Jair Bolsonaro", afirmou o ex-ministro.

Por fim, Ciro disse haver valores que não podem ser anulados, entre eles, a defesa da democracia e a punição dos indivíduos que ameaçarem o sistema democrático.

"Há valores fundamentais em jogo que não podem se anular e nem se sobrepor. São eles: a defesa intransigente da democracia e a punição dos que conspirarem e agirem contra ela, estejam eles onde estiver, desde que se tenha provas concretas que sustentem a acusação. O direito de defesa, de julgamento isento e de não condenação prévia de quem quer que seja. A supremacia do poder civil, das instituições democráticas e a prevalência do princípio do equilíbrio entre os poderes, sem privilégios nem excessos de nenhum deles".

Confira a postagem na íntegra:

Fonte: Brasil 247

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: