
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) alegou não ter conhecimento sobre um cofre encontrado em sua residência durante as investigações da Polícia Federal (PF). O cofre foi encontrado durante as buscas na deflagração da Operação Venire em 2023, que investiga fraudes em cartões de vacinação da Covid-19.
Em entrevista à rádio CBN Recife nesta quarta-feira (21), Bolsonaro ironizou e afirmou não saber da existência do cofre em sua casa.
"Perguntaram para mim e para minha esposa se tinha cofre na minha casa, que é alugada. Eu não sabia que tinha cofre, e minha mulher [Michelle Bolsonaro] falou 'tem'. Acharam US$ 3", disse Bolsonaro na ocasião.
Operação Venire
Denominada Operação Venire, nome derivado da frase latina que significa "vir contra seus próprios atos", a ação foi deflagrada pela PF em 3 de maio de 2023 para esclarecer a atuação de um suposto grupo criminoso que inseria dados falsos de vacinação contra a Covid-19 no sistema de informação nominal do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) e na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), ambos do Ministério da Saúde.
De acordo com a PF, as inserções teriam acorrido entre novembro de 2021 e dezembro de 2022.
No período, a operação também envolveu a prisão do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid, autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Fonte: Brasil 247