ALEPI

Aprovado projeto que institui a galinha da canela-preta como patrimônio do Piauí

O projeto de lei é da deputada Elisângela Moura e foi aprovado pela Alepi


Galinha da raça canela-preta

Galinha da raça canela-preta Foto: Arquivo/UFPI

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou nessa terça-feira (10) o Projeto de Lei Ordinária nº 18/2021, que declara como  Patrimônio Histórico, Cultural e Genético do Estado do Piauí a Galinha Caipira da raça “Canela-Preta”. O projeto é da deputada estadual Elisângela Moura (PCdoB) e agora segue para sanção do governador Wellington Dias (PT). 

A presença da galinha da raça “Canela-Preta” foi encontrada na maioria dos municípios piauienses (Queimada Nova, Oeiras, Colônia do Piauí, São João do Piauí, União, Santo Inácio, dentre outros). 

Segundo a parlamentar, o município de Queimada Nova é considerado o berço da raça, a capital da galinha caipira raça “Canela-Preta”, pela antiguidade dos relatos da prática de criação e quantitativo de aves detectados no início da prospecção, principalmente em comunidades tradicionais, tendo como referência a comunidade quilombola Tapuio e também na comunidade indígena Cariri Serra Grande e em diversas outras áreas do município.

Para a presidente da Câmara Técnica de Avicultura Dr. Debora, foram  três conquistas  para os produtores de galinha canela - preta:

1_ Reconhecimento da raça Canela-Preta como patrimônio histórico, Cultural e genético do estado do Piauí.

2 _ Dia da a provação da projeto , 10 de agosto, se torna do dia oficial da raça Canela-Preta.

3_ Pela sua relação história desde início das ações com raça, o município de Queimada Nova  se torna a capital oficial da raça Canela-Preta.

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: