Política

Alepi pede ao IBGE alteração de mapa sobre áreas em conflito com Ceará

A área de litígio territorial corresponde a cerca de 2.889 quilômetros quadrados entre Ceará e Piauí

Da Redação

Quarta - 17/04/2024 às 17:48



Foto: Reprodução O litígio envolve sete municípios do lado do Piauí e treze da parte do Ceará
O litígio envolve sete municípios do lado do Piauí e treze da parte do Ceará

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva (PT), apresentou um requerimento pedindo ao presidente nacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Márcio Pochmann, a alteração do mapa brasileiro para que contenha a área de litígio territorial de cerca de 2.889 quilômetros quadrados entre Ceará e Piauí.

O mapa deve ser alterado, na percepção do presidente, porque as áreas se tratam de litígio e assim, não pertenceriam nem ao Piauí, nem ao Ceará.

“Além disso, nós, do Piauí, entramos com ação, que está no Supremo Tribunal Federal, em que defendemos a tese de que essas terras pertencem ao Piauí. Portanto, queremos que esse mapa seja imediatamente corrigido, inclusive, porque ele irá parar nos bancos escolares”, destacou.

O caso do litígio entre Piauí e Ceará está sendo acompanhado na Alepi pela Comissão de Estudos Territoriais (Cete). O litígio envolve sete municípios do lado do Piauí e treze da parte do Ceará. O Exército realizou perícia na região e o resultado aguarda manifestação do Supremo Tribunal Federal.

Franzé também solicitou ao deputado federal Flávio Nogueira (PT), líder da bancada piauiense, que mobilize os parlamentares na pauta.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: