
Seis pessoas foram presas nesta terça-feira (19) durante a Operação Proteus II, deflagrada em São Paulo contra grupos especializados em crimes cibernéticos. A ação cumpriu 20 mandados judiciais, entre prisões temporárias e buscas, além do bloqueio de 16 contas bancárias ligadas aos suspeitos.
As investigações apontaram que os criminosos aplicavam golpes se passando por familiares das vítimas, utilizando ligações telefônicas ou perfis falsos em redes sociais. Eles criavam situações de urgência, como acidentes ou dívidas, para convencer os alvos a realizar transferências imediatas, geralmente via Pix, sem verificar a identidade do suposto parente.
A operação é resultado da cooperação entre a Polícia Civil do Piauí (PC-PI), a Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) e a Polícia Civil de São Paulo (PC-SP), e continuará até o cumprimento de todos os mandados previstos, inclusive em outros estados.
De acordo com a PC-PI, o bloqueio das contas busca garantir o ressarcimento das vítimas. A corporação também reforça o alerta para que a população desconfie de abordagens de desconhecidos em redes sociais e evite transferências sem a devida confirmação da identidade.
Fonte: Polícia Civil do Piauí