
A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí divulgou os nomes dos presos durante a "Operação Prodígio", deflagrada na manhã desta terça-feira (5). Ao todo, foram cumpridos 30 mandados de prisão temporária nas cidades de Teresina, Amarante, Floriano, Demerval Lobão e Nazaré do Piauí.
O grupo é acusado de um esquema de fraude bancária que causou um prejuízo de R$ 19 milhões a uma instituição financeira. Desse valor, R$ 6 milhões estão relacionados a fraudes praticadas em contas bancárias de agências localizadas no Piauí.
Fraude
A fraude consistia em cooptar pessoas para abrir contas bancárias com dados falsos (como profissão, renda, etc.) que levassem o banco a aumentar o limite de crédito desses clientes. Uma vez aberta a conta, a associação criminosa simulava uma série de transações bancárias para "esquentar" a conta, de forma que o banco entendesse que aquela renda declarada era legítima.
Quando o grupo criminoso acreditava ter atingido o limite máximo de crédito possível, "tombava" o banco, não realizando mais qualquer pagamento.
Para retirar o dinheiro das contas da instituição financeira, o núcleo financeiro da associação criminosa utilizava empresas fantasmas e diversos meios de pagamento (cartão de crédito, boleto bancário) que envolviam múltiplas empresas do sistema financeiro, tudo isso para dificultar a investigação policial.
Presos
Alguns dos suspeitos presos têm entre 18 e 21 anos e diziam ser médicos e engenheiros para abrir contas bancárias, daí o nome da operação.
Grupo Vermelho
1 - Anderson Ranchel Dias de Sousa
2 - Liedson Ribeiro da Costa
3 - Marcelo Cristian Gomes Silva
4 - Washington Silva de Santana
5 - Ramon Vitor Lopes Gomes
6 - Kamila Thayline de Oliveira Gomes
7 - Taíse Nunes da Silva
Grupo Azul
1 - Diana Mayara da Costa Reis
2 - Handson Ferreira Barbosa
3 - Tiago de Carvalho Santos
4 - Juliana Maciel Aires
5 - Ariosvan Lopes Pereira
6 - Dimona Gisele de Andrade Miranda
7 - Maria Aparecida da Costa Morais
8 - Joseianm da Penha Passos
9 - Louise Raquel Cardoso de Sousa
Grupo Verde
1 - Vitório Ferreira do Nascimento
2 - Sávio Máximo de Sousa Andrade
3 - Rennan Erick de Oliveira Sousa
4 - Vinicius de Morais Sousa
5 - Wanderson Santos Queiroz
6 - Eristay Felipe Oliveira Santos
7 - Rafael Soares de Oliveira
8 - João Gabriel Vieira Leal dos Santos
9 - Simplicio da Silva Santos
Grupo Rosa
1 - Ilgner Oliveira Bueno Lima
2 - Raimundo Isaías Lima
3 - Marcelo de Sousa Almeida
Todo o trabalho iniciou após notícia de crime apresentada pela Diretoria de Segurança do banco, que detectou a fraude e acionou a Polícia Civil do Piauí. Ao final do Inquérito Policial a PCPI compartilhará provas com outros Estado e novas prisões podem ocorrer.