
A Polícia Federal do Piauí prendeu, nessa terça-feira, 9, quatro homens acusados de participarem do esquema de crime previdenciário no Piauí. A prisão aconteceu na agência da Caixa Econômica, localizada na praça Rio Branco, Centro de Teresina. A informação foi confirmada pela assessoria de Comunicação da Polícia Federal no Piauí.
Foram presos quatro acusados de praticarem fraudes em benefícios de aposentados. Eles apresentavam documentos falsos. A acusação é de que eles seriam os chamados atravessadores, ou seja, faziam esquemas para desvio de dinheiro das contas dos aposentados. Nesta quarta-feira, 10, foi realizada audiência de custódia e a decisão foi de que todos seriam permaneceriam presos e seriam enviados para a Cadeia Pública de Altos, região Norte do Piauí.
Segundo a Polícia Federal, as prisões de hoje não estão relacionadas com a Operação Bússola, que aconteceu nessa terça-feira, 9, onde 39 pessoas foram presas e desarticulou uma organização criminosa que atuava na concessão fraudulenta de benefícios rurais opor idade.
Entre os presos na Operação Bússola estão advogados, servidores do INSS e intermediários. Os presos não tiveram os nomes divulgados. Entre os advogados alvos da investigação, 11 são do Piauí e seis do interior do Maranhão. Dois deles não foram localizados. No total, foram cumpridos 96 mandados judiciais, entre de prisões e de busca e apreensão no Piauí, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Sergipe, Paraíba e Tocantins.