
A Polícia Civil do Piauí prendeu nesta quarta-feira (9) Gabriel Lucas de Sousa Pinho, de 21 anos, namorado da poetisa Gabriela Silva de Sena, de 26 anos, que foi encontrada morta dentro de casa, no bairro Cristo Rei em Parnaíba, no dia 5 de março. O caso estava sendo tratado como suicídio, mas agora passará a ser investigado como feminicídio.
O suspeito foi conduzido à delegacia no dia do ocorrido, mas foi solto horas depois por falta de evidências conclusivas que apontassem o seu envolvimento na morte de Gabriela Sena.
A vítima foi encontrada com marcas de agressões e Gabriel tinha sangue nas mãos quando foi abordado pelos policiais. Apesar disso, o suspeito alegou que a namorada tinha tirado a própria vida.
Gabriel Lucas foi preso hoje
Durante o curso das investigações teria sido constatado, por meio de provas periciais e diligências realizadas pelas 1ª e 2ª Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher e aos Grupos Vulneráveis de Parnaíba (DEAMs), que não se tratava de um suicídio, mas de um crime de feminicídio.
A causa do feminícidio apontou para morte por estrangulamento. A autoridade policial representou pela prisão temporária do suspeito. As investigações irão continuar e a polícia possui um prazo para a conclusão das investigações. Assim que concluídas, serão remetidas ao Poder Judiciário para devida apreciação.
Na semana passada, o Coletivo Mulheres de Luta realizou uma manifestação pacífica cobrando das autoridades respostas concretas sobre a morte de Gabriela Sena.
"O silêncio das autoridades é inadmissível. Exigimos transparência, respeito e justiça! O resultado da perícia é fundamental para esclarecer as circunstâncias da morte de Gabi Sena, e sua demora apenas prolonga a dor de quem busca entender e, se necessário, cobrar responsabilização. Não podemos aceitar que esse caso caia no esquecimento", diz publicação do coletivo, que também cobrava que o laudo pericial fosse tornado público.
Gabriela Sena era conhecida por participar de competições de Slam, uma competição de poesia falada em que os participantes recitam poesias autorais.