Polícia

GOLPE

Estelionatário promete emprego, expede diplomas falsos e dá calote em alunos

Acusado deixou o Piauí e teria voltado para a cidade de Ribeira do Pombal, no estado da Bahia

Valciãn Calixto

Segunda - 07/10/2019 às 17:38



Foto: Arquivo Pessoal Romilson Santos Cunha vestindo uma farda da Rv Qualificação Profissional
Romilson Santos Cunha vestindo uma farda da Rv Qualificação Profissional

O proprietário da empresa Rv Qualificação Profissional e Prestação de Serviços, baseada na vizinha cidade de Timon, no Maranhão, está sendo acusado de estelionato e emissão de certificados falsos referentes a cursos profissionalizantes. Moradores dos municípios piauienses de Paulistana e José de Freitas relataram à reportagem do Piauihoje.com que tiveram prejuízos de até R$ 3 mil envolvendo o que consideram "promessas enganosas" feitas pelo empresário identificado pelo nome de Romilson dos Santos Cunha.

Em áudio enviado à redação, uma leitora do portal conta que seu irmão foi dos lesados. “Tivemos curso do Viva Semiárido tranquilo, veio um instrutor, depois ele voltou e ofereceu cursos online, a gente pensou que ia ter um conteúdo virtual pra estudar, mas ele pegou o dinheiro de alguns, levou e imediatamente trouxe certificados, levou mais dinheiro e depois sumiu, ninguém mais vê no whatsapp, no facebook, não fala com ninguém, desapareceu”, relata.

O golpe começou a ser descoberto quando o irmão da leitora precisou usar o certificado recebido. “Depois que ele [instrutor] foi embora, meu irmão utilizou o certificado para apresentar na Equatorial, mas quando mostrou na empresa foi dito que os certificados não valiam, que eram frios, aí meu irmão teve que fazer tudo de novo”, revela.

De acordo com a mulher, os cursos foram ofertados aos moradores porque o empresário estaria precisando de trabalhadores com aquelas especializações em uma empresa que ele teria no estado da Bahia. “Ele fez dizendo que era pra ir trabalhar numa empresa que ele tinha em Ribeira do Pombal e ia levar os meninos para trabalhar”, disse.

Empresa estava sediada na Av. Francisco Vitórino de Assunção, nº 2290, em Timon-MA 

Empolgados com a promessa, os moradores chegaram a realizar empréstimos para custear a capacitação profissional. “Todo mundo fez, levantou dinheiro e fez, esperamos vários meses e nada de ir, ele saiu do grupo no whatsapp que criaram para articular a respeito da empresa que iam trabalhar, mas ninguém sabe dele, só ficou o prejuízo, ainda teve umas pessoas que tomaram dinheiro emprestado, um colega nosso pediu 300 reais emprestado”, conta.

Entre os cursos ofertados pela empresa estão o de Técnico Eletricista e Resgate em Altura, este último com grade 16 horas/aula e assinatura do engenheiro Edmar Morais Schalcher, com quem a equipe do portal tentou contato, mas êxito. 

Uma vítima de José de Freitas afirma que pagou R$ 350 reais por um dos cursos ofertados pela RV Qualificação Profissional. “Ele pegou um dinheiro do pessoal daqui dizendo que era pra emprego, entregou uns certificados falsos e sumiu com o dinheiro da gente, me bloqueou do whatsapp, isso foi em abril, porque ele disse que em maio era pra eu começar a trabalhar”, lembra.

Segundo o piauiense, atualmente o empresário encontra-se em sua terra natal, Ribeira do Pombal.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: